Plutão: o anão rejeitado

Desde pequeno, aprendi nas aulas de ciências quais são os planetas do Sistema Solar. Era “decoreba” pura! A professora perguntava e eu respondia, na ponta da língua: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Cada planeta tinha os seus encantos: Mercúrio – o mais próximo do Sol – seria uma bola de fogo? Júpiter era o grandalhão da turma; Saturno era o mais belo, todo enfeitado com seus anéis… E Plutão era o mais distante e desconhecido, que ficava lá nos confins do Sistema Solar.

Muitos mistérios cercavam Plutão. Você sabia que a temperatura na superfície deve atingir 230°C negativos? É tão frio que a atmosfera congela! Caronte é o satélite de Plutão, que é menos denso que todos os planetas rochosos do Sistema Solar.

Mas, a partir de 2006, Plutão deixou de ser considerado um Planeta e foi rebaixado à categoria de “planeta-anão”. A decisão foi tomada por membros da União Astronômica Internacional (UAI) reunidos em Praga, na República Tcheca, em 24 de agosto daquele ano.

Os motivos foram os mais diversos. Disseram que Plutão é pequeno e leve demais para ser um planeta (será que cabe no porta-malas do meu carro?). Disseram que, para ser um planeta, o astro precisa ser dominante em sua zona orbital, o que não ocorre com Plutão (isso lá é reino animal, é?). Disseram ainda que a órbita de Plutão tem forma pouco convencional, diferente da dos outros planetas (“escantearam” o coitado, hein?).

Milhares de especialistas em vários países reconheceram que se cometeu um erro quando se deu a Plutão a categoria de planeta em 1930, época da sua descoberta pelo jovem Clyde William Tombaugh (ah… quer dizer que houve um erro… a propósito, quanto é mesmo 2 + 2?).

Sabe… ficou uma sensação de que Plutão foi escanteado, rejeitado. Ele já estava tão longe de nós… agora nem pode ser chamado de planeta! A criançada hoje irá crescer aprendendo nas escolas que os planetas são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e… só!

Plutão agora é um planeta-anão, assim como Ceres (maior asteróide do cinturão principal) e Éris.

Confesso que não gostei muito da ideia, afinal perdemos o planeta desconhecido e misterioso do Sistema Solar. Mas, ao menos, tem gente por aí que ficou feliz com a notícia do planeta-anão…

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Plutão: o anão rejeitado

  1. Calimbow disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Marianne disse:

    Coitado do PLUTÃO

  3. Pingback: Plutão quer voltar no tapetão | A Lua Tristonha

  4. gustavo teixeira ribeiro disse:

    também não gostei não mas se ele é um planeta anão não deixa de ser planeta mesmo sendo anão

  5. jose carlos mendonça disse:

    se e um planeta, e um planeta!, nao importa o tamanho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s