Em 1969, o homem foi à Lua!

Vídeo do site SmartKids (acima) mostra como foi a viagem do homem até a Lua, em 1969

Você sabia que o homem já pisou na Lua? Hum… Que pergunta, hein? É lógico que a galera estudiosa que curte o blog A Lua Tristonha já sabe disso! Mas tem algumas curiosidades que talvez você não saiba… Então, vamos embarcar nessa viagem!

Sete…, seis,…, cinco, Sequência de Ignição Iniciada, quatro…, três…,dois…,um…,zero…Lançamento!

Foto do lançamento do foguete Saturn V, em 16 de julho de 1969 (crédito: NASA)

Os relógios marcavam 10h32 da manhã de 16 de julho de 1969. Na base do Cabo Kennedy, na Flórida (EUA), o gigantesco foguete Saturno 5 – o maior já construído pelo homem – iniciou a missão Apollo 11, que levaria o homem à Lua.

Três corajosos astronautas da NASA decidiram encarar esse “passeio”: Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin ‘Buzz’ Aldrin. Olhe eles aí:

Da esquerda para direita: Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin (crédito: Nasa).

O foguete já voava bem alto e, aos poucos, suas partes (estágios) eram descartadas e jogadas no oceano (p.s.: não foi defeito, não! Já estava no planejamento!).

A nave deu uma voltinha ao redor da Terra e os astronautas fizeram a Injeção Translunar… O que é isso? Mais ou menos como tiro ao alvo: a Apollo 11 foi “apontada” na direção da Lua e arremessada! “Lá vamos nós. Força!” – disse Buzz Aldrin.

A Apollo 11 ficava na ponta do foguete e era composta por três módulos: o Módulo de Comando (Columbia), o Módulo Lunar (Eagle – “Águia”) e o Módulo de Serviço. Para chegar ao Módulo Lunar, os astronautas precisaram fazer uma manobra de separação e acoplamento no espaço.

No dia 20 de julho de 1969, após 4 dias de viagem, os astronautas chegaram à Lua. Neil Armstrong e Buzz Aldrin foram os sortudos. Os dois desceram dentro do Módulo Lunar até aterrissar na Lua, enquanto Collins ficou lá em cima, no Módulo de Comando, tirando fotos dos amigos (p.s.: quem mandou perder no “zerinho ou um”? Pelo menos, a vista era bonita).

Foto do Módulo Lunar Águia aterrissando na Lua (crédito: NASA)

Mais de 1 bilhão de pessoas acompanhavam as transmissões no mundo todo (a audiência é maior do que final de Copa do Mundo, não é?). Foi então que, às 23:56 do dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong deu aquele pisão na Lua e disse: “Este é um pequeno passo para o Homem; um salto gigantesco para a Humanidade”.

Foto da pegada de Neil Armstrong ao pisar pela primeira vez na Lua (crédito: NASA)

O que ele viu? Uma paisagem monótona, entrecortada por crateras, com o céu negro (Ah… E daí? Era a Lua!).

Depois foi a vez de Aldrin descer. Enquanto isso, Armstrong tirava uma foto do amigo. Mas… Fala sério! Olha o close no bumbum do cara! Só pode ter sido pra zoar o pobre do Buzz!

Foto de Buzz Aldrin descendo do Módulo Lunar (crédito: NASA)

Olhe os caras! Mal chegaram e já foram fincando a bandeira dos Estados Unidos na Lua… Não perderam tempo, hein?

Foto de Neil Armstrong e Buzz Aldrin fincando a bandeira dos EUA na Lua (crédito: NASA)

Armstrong e Buzz passaram quase duas horas por lá. Nesse tempo, coletaram amostras de solo e instalaram um refletor de raios laser, que é usado até hoje para medir a distância e afastamento da Lua.

Às 14h22 do dia 21 de Julho de 1969, os sortudos Armstrong e Buzz partiram da Lua no Módulo Lunar e, lá pelas 18h03, encontraram o “coitado” do Collins, que estava sobrevoando a Lua no Módulo de Comando.

As duas naves se acoplaram de novo. Duas horas depois, todo mundo se reuniu no Módulo de Comando e descartaram o Módulo Lunar no espaço (ainda acho que Buzz e Armstrong disfarçavam o riso quando olhavam para Collins).

Às 01h55 do dia 22 de julho, os astronautas saíram da órbita da Lua e começaram sua jornada de volta pra casa.

Daquele foguete gigante que partira seis dias antes da Terra, em 16 de julho, olhe só o que sobrou depois que os astronautas descartaram a última parte, o Módulo de Serviço. A Apollo 11 era somente o Módulo de Comando e ingressava na Terra novamente!

Ilustração que mostra como foi a reentrada dos astronautas da Apollo 11 na Terra

Finalmente, às 13h55 do dia 24 de julho de 1969, oito dias depois de partir da Terra, a Apollo 11 estava de volta ao Planeta Azul (e nada melhor do que cair no oceano para amortecer o impacto, não é?).

Foto da Apollo 11 de volta à Terra (crédito: NASA)

Em todos os lugares do mundo as pessoas se abraçavam e comemoravam o feito de Armstrong, Buzz e Collins, que se consagraram como heróis ao completar a mais importante missão do Século 20.

E ainda tem muita gente por aí que duvida de tudo (a galera “do contra”). Dizem que tudo não passou de filmagem de cinema… Pode?! Mas não se preocupe, pois em breve o blog A Lua Tristonha irá desvendar esse “mistério” pra você.

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Em 1969, o homem foi à Lua!

  1. Rodolfo disse:

    Interessante! Mas, eu não sou da turma do contra, nem do acredito. Estou entre os céticos. Como hoje, com tanta tecnologia, a Nasa não decidiu enviar nova equipe de expedição para colher mais informações? Não! Só ocorreu em plena Guerra Fria. Muito suspeito…

  2. jose do patrocinio cunha-parelhas rn disse:

    Acredito;que os caras chegaram até a lua.É, tão certo que a nossa querida lua estar tristeeeeeeeeeeeee!!!

  3. claudio telo disse:

    Meus caros, ir à Lua tem custos exorbitantes, nas seis viagens à Lua, a NASA obteve o que precisava naquela altura, rochas, peiras entre outras coisas de origem mineral, como tal o próximo passo é colonizar a Lua, só que, para colonizar a Lua ainda é preciso mais dinheiro, na qual a Nasa agora nao tem. Nao tem enviado mais homens neste momento porque estar a enviar homens À lua só por que è divertido, nao ajuda no controlo orçamental da nasa, a nasa tem envestido grande parte do seu orçamento em investigaçao cientifica noutras áreas, a nasa nao é só a lua e o espaço, tambem existem outros planetas e outras missoes cientificas. Esta previsto para 2025 uma proxima ida à lua, para começar a colonizar a lua, com o objectivo de que ?! fazer dinheiro para além de mais investigaçao cientifica, criando na lua tambem uma base lunar de reabastecimento para as naves que querem ir para marte, porque fazer dinheiro ?! porque a lua é rico em hélio-3, o combustivel que nao existem em estado puro no nosso planeta porque è filtrada pela na nossa atmosfera, o hélio-3 é o combustivel mais potente e limpo para criar energia de fussao, ao contrario da fissao( energia atómica) cria radiotividade, e o helio-3 nao cria residios radiotivos e tem mais rendimento a nivel energético, o hélio-3 será o próximo “petróleo” da humanidade, custando por grama muito dinheiro, 100gramas de hélio-3 podem sustentar uma cidade energéticamente como nova york durante 6 meses, essa tecnologia é recente, por isso só compensa voltar à lua a partir de agora outra vez.

    Cláudio Telo

  4. claudio telo disse:

    Desculpem alguns erros ortográficos, escrevi à pressa, e nao li antes de postar, devo referenciar que a Nasa inicialmente só queria minérios e executar algumas experiencias científicas para tirar dúvidas para investigaçao científica. Era escusado continuar a enviar homems à lua só por que sim.

  5. jose m souza disse:

    Eu sou cético, não acreditei em nenhum momento da ida do homem a lua em 1969 pois eu tinha 16 anos e um dia antes minha professora de datilografia nos disse. Olha pessoal amanha as 21 horas o homem chegara a lua, ficamos todos curiosos mal poderia-mos esperar o tao aguardado momento, e exatamente as 20.59 minutos começou a transmissão, ja com o trambolho de 4 pés posicionado na possível Lua, um astronauta começou a descida e alguém filmava de baixo pra cima, ja é farsa pois, quem pisou primeiro na Lua? faz me rir…a montagem e muito grosseira, cofiram, http://www.afraudedoseculo.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s