Era do gelo moderna

Vídeo (acima) mostra cenas do filme “A Era do Gelo 4”, que estará em cartaz em 2012.

É… Parece que a saga “A Era do Gelo” não tem prazo pra acabar… O trailler do quarto filme da série já está disponível e começa – como sempre – com as trapalhadas do esquilo Scrat. Mas não é sobre o filme que quero falar com você… É sobre o anúncio de alguns cientistas de que o Sol passará por um novo período de baixa atividade (será que vem frio por aí?).

E toda aquela estória de aquecimento global? E o efeito estufa? O calor só aumenta a cada dia! Os mais pessimistas falam em aumento da temperatura do planeta em até 6 ºC até 2100. Mesmo assim, alguns cientistas andam dizendo por aí que o Sol passará por um novo período de baixa atividade, semelhante ao que aconteceu entre 1645 e 1715 (o Mínimo de Maunder). Foi tanto frio, principalmente na Europa, que aquela época ficou conhecida como Pequena Idade do Gelo.

Três estudos independentes analisaram dados do interior, superfície e atmosfera superior do Sol e concluíram que o próximo ciclo solar vai acontecer com pelo menos dois anos de atraso, ou seja, o que estava previsto para 2020 só irá ocorrer em 2022 (se é que vai acontecer). Hum… Férias para o Sol?

Matt Penn, do National Solar Observatory, nos EUA, é autor de um dos estudos. Os cientistas tiram suas conclusões pela observação das chamadas manchas solares. É o material que se resfria quando chega à superfície do Sol e se torna mais claro. A movimentação do material do interior para a parte externa do Sol acontece em ciclos regulares. Estamos no ciclo 24, com um máximo de atividade solar previsto para 2013 (prepara-se para mais calor daqui a dois anos).

Mas os cientistas concordam que não é fácil prever com exatidão a atividade de um astro como o Sol. A maioria dos pesquisadores diz mesmo que o futuro será muito mais quente, com ou sem um novo Mínimo de Ma­un­­der, que não seria páreo para o aquecimento causado pelos gases de efeito estufa.

Por isso, não perca tempo! Começe hoje mesmo a contribuir para que o clima na Terra não piore, o.k.? Não polua o meio ambiente, recicle o lixo, evite o desperdício de água, pois, se não for assim, até os pinguins irão “sofrer” com as mudanças climáticas no futuro!

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s