Explorando o gigante Júpiter

Sonda Juno (crédito: NASA)

A agência espacial americana (NASA) enviou, às 13h25 (horário de Brasília) desta sexta-feira (5/8/2011), a sonda espacial não tripulada Juno com destino à órbita de Júpiter, o planeta gigante.

Você sabia que Júpiter é o maior dos planetas do Sistema Solar? Só pra você ter ideia: ele é onze vezes maior do que a Terra e com uma massa maior que duas vezes todos os outros planetas juntos. Assim como Saturno, Urano e Netuno, ele é gasoso – ao contrário de Terra, Marte, Vênus e Mercúrio.

A sonda Juno irá coletar dados sobre a atmosfera de Júpiter e a quantidade de água lá existente, além de analisar os pólos e o campo magnético do planeta. O estudo será o mais aprofundado desde a missão Galileo (1995), que fez as primeiras medições diretas da atmosfera.

Alguém aí sabe a distância entre a Terra e Júpiter? Dou-lhe uma… Dou-lhe duas… Não adianta procurar no Google Maps… Dou-lhe três! Resposta: a distância é de 2,8 bilhões de quilômetros. Definitivamente, não dá pra ir correndo!


E o tempo de viagem? Algum palpite? Quem “chutou” cinco anos, acertou! A sonda Juno só irá chegar ao seu destino em julho de 2016. Ainda bem que nenhum astronauta maluco irá embarcar nessa jornada. Já pensou? Ficar cinco anos sem playstation, facebook, twitter… Caramba!

Você sabia que Júpiter tem semelhança com uma estrela na sua composição? Pois fique sabendo que, se ele tivesse cerca de 80 vezes mais massa, teria se tornado uma estrela ao invés de planeta. O gigante possui quatro grandes luas – descobertas em 1610 por Galileu Galilei – e outras luas menores que formam uma espécie de sistema solar em miniatura.

Os astrônomos consideram o estudo de Júpiter essencial para desvendar os mistérios sobre a formação do Sistema Solar, já que ele foi provavelmente o primeiro planeta a ser formar em torno do Sol.

E você? Quer se tornar grandão como Júpiter? Então, alimente-se bem e pratique esportes, senão você poderá ficar pequeno igual a Plutão.

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s