Netuno: o planeta e o deus dos mares

Netuno: o rei dos mares (crédito: Disney)

Na mitologia romana, Netuno era o deus do mar (o mesmo que Poseidon, na mitologia grega). Do fundo do mar, Netuno governa o seu império e sabe tudo o que se passa na superfície das ondas. Nos desenhos, ele é representado com uma longa barba, o tridente na mão e a parte inferior do corpo em forma de cauda de peixe.

Mas, você deve estar se perguntando: o que um gigante com um tridente na mão na profundeza dos oceanos tem a ver com o planeta Netuno? Acertou quem disse o nome (“elementar, meu caro Watson” – como dizia Sherlock Holmes).

Vamos explicar melhor: Netuno, o planeta, foi batizado com esse nome por causa da sua intensa cor azul, que lembra o mar, no qual reina Netuno, o deus dos mares. Olhe abaixo algumas fotos do planeta Netuno, tiradas pela NASA.

Imagem do planeta Netuno (crédito: NASA).

Vista de Netuno a patir de sua maior lua, Tritão (crédito: NASA)

Vamos descobrir um pouco mais sobre o planeta Netuno? Ele é o mais distante do sol, o último planeta do Sistema Solar (isso porque Plutão foi rebaixado à categoria de planeta-anão, lembra?).

Você sabia que Netuno e Urano são muito parecidos? Eles são planetas gasosos que parecem com grandes bolas azuis-verdes no céu. Agora, uma perguntinha mais difícil: alguém arriscaria dizer se Netuno possui anéis? Acertou quem disse sim (diferentemente de Saturno, conhecido por seus grandes anéis, Netuno possui anéis muito finos). Outra curiosidade: em alguns momentos, até o planeta-anão Plutão entra na órbita de Netuno.

Animação mostra o pequeno Plutão na órbita de Netuno (Crédito: Canal Kids).

Netuno tem treze luas conhecidas (a Terra só tem uma, que é A Lua Tristonha). Quatro das luas de Netuno orbitam o planeta dentro dos anéis. A maior delas, Tritão, orbita Netuno em uma direção oposta a outras luas.

Em Netuno os ventos podem atingir mais de 2 mil km/h (acho que não precisamos de ventilador por lá). Netuno tem grandes círculos escuros em sua superfície (os astrônomos acreditam que são tempestades). Apesar de não ser tão grande como Júpiter, Netuno é bem maior do que a Terra. Olhe a imagem abaixo:

A imagem mostra uma comparação entre a Terra e Netuno

Você sabia que Netuno teve como mulher Anfitrite, filha de Doris e de Nereu. De Netuno, Anfitrite teve um filho chamado Tritão. Hum! Estranho, não é? Um planeta ter esposa e filho… Esse é Netuno, o deus dos mares! Ah, ah… Peguei você!

Até a próxima.

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Netuno: o planeta e o deus dos mares

  1. Calimbow disse:

    Nooosssssssssssssssssssssssssssssss

  2. vinicius gregorzyk disse:

    irado adoro netuno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s