Carnaval da Lua na China

No Brasil, no mês de fevereiro, nós temos o Carnaval, a maior festa popular brasileira e um dos maiores eventos do mundo. Em Recife, temos o frevo; no Rio de Janeiro, temos as escolas de samba; em Salvador, temos os trios elétricos. Mas, e na China? Será que só há chinês de olho puxado comendo arroz com pauzinho?

Nesta segunda-feira, dia 12 de setembro de 2011, foi comemorado o Festival da Lua no Extremo Oriente, também conhecido como festa de Meio Outono. O “carnaval” dos orientais teve lanternas coloridas, dragões e biscoitos de Lua.

Festival da Lua com dragões coloridos na China nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2011 (Foto: BBC).

A tradição é milenar e acontece todos os anos, começando no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunar, marcando o início do período de Lua Cheia. Na China, uma multidão foi ao “carnaval” das lanternas ver as criações em forma de peixes, dragões e outras mais tradicionais.

No dicionário, Carnaval significa “alegria coletiva, festejo em virtude de algum acontecimento especial”. Um exemplo do nosso carnaval é o Galo da Madrugada, reconhecido no Guiness Book como o maior bloco de carnaval do mundo, com cerca de um milhão de pessoas “frevando” pelas ruas do Recife.

Foto área do bloco "Galo da Madrugada" - http://www.galodamadrugada.org.br/

O festival da Lua é feriado em diversas partes da China há mais de mil anos. Em Taiwan, por exemplo, temos o belíssimo festival das lanternas. Além de contemplar a lua e recitar poemas, os chineses também costumam provar os diferentes bolos da lua.

Festival das Lanternas (Taiwan, 2006).

Bolo da Lua chinês

E aí? Achava que carnaval só existia no Brasil, não é? Saiba mais sobre o Festival da Lua chinês nesse vídeo da BBC, clicando no link http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2011/09/110912_videofestluaebc.shtml

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s