Nasa anuncia foguete que levará homem a Marte

Concepção artística do novo foguete da Nasa, chamado SLS, na base de lançamento - Nasa

A agência espacial americana, NASA, anunciou nesta quarta-feira (14/09/2011) o projeto de foguete escolhido para levar o homem à Marte. O foguete será chamado Space Launch System (SLS) e vai custar a “bagatela” de 35 bilhões de dólares aos Estados Unidos. Os astronautas serão levados a bordo da cápsula Multiporpuse Crew Vehicle – MPCV.

O novo foguete será tão poderoso quanto o Saturn V, que levou o homem à Lua, em 1969, com Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Collins. O SLS terá capacidade para levar ao espaço 130 toneladas de carga (p.s.: pra saber o que significa 130 toneladas, basta dividir por dois a quantidade de sapatos de sua irmã).

Assista à animação do Space Launch System divulgada pela Nasa:

O primeiro lançamento não tripulado do foguete está previsto para o ano de 2017. Os primeiros astronautas a subir a bordo do SLS irão viajar em 2021. Tudo está de acordo com o cronograma de projetos espaciais do governo Obama.

Primeiro, haverá uma missão tripulada a um asteroide próximo à Terra até 2025. Depois, o destino será Marte. A nave irá dar uma ‘voltinha’ no planeta vermelho e, finalmente, em 2030, será a vez da esperada missão de pouso.

A concepção artística mostra o Multiporpuse Crew Vehicle, veículo tripulado que será lançado no topo do novo foguete, e destinos de missões futuras para a exploração humana além da órbita da Terra: a Lua, um asteroide e Marte - Nasa

Em conversa que tivemos aqui no blog A Lua Tristonha, no post “Viajando de Ônibus… Espacial“, falávamos do fim das viagens de ônibus espaciais nos EUA. Barack Obama dizia que “a nova fronteira pode ser Marte e que, para chegar lá, um asteróide seria um bom ‘pit stop’ ”. Hum! Estava guardando segredo, hein?

Mas, o que os astronautas irão encontrar por lá? Provavelmente, o mesmo que as várias sondas – como Phoenix e Spirit – já viram: um grande deserto de rochas e pedregulhos. Mas, nunca se sabe o que vem por aí…

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s