Vênus, o mala do universo

Crédito - Nate's cartoons

Olá, astronautas! Lá vem novidade vinda do espaço sideral pra vocês. Mas, antes, uma perguntinha básica: sabe aquele cara “do contra”, que faz tudo ao contrário? Enquanto os colegas vão pra direita, ele vai pra esquerda; mas se vão pra esquerda, ele muda e vai pra direita. Esse é Vênus!

Como se não bastasse, Vênus emite muitos gases nocivos (é feito “pum”: ninguém gosta) e também é o mais quente dos planetas, por isso nenhuma vida se desenvolve lá. Putz! É mala, mesmo, hein?

Vamos entender melhor. Vênus é o único planeta do sistema solar que gira numa rotação contrária a dos outros planetas. Dizem que é por causa de um grande meteorito que o atingiu, mas eu acho que ele quer ser o diferente, como nosso amigo pássaro na foto abaixo.

Vênus é o planeta mais quente do sistema solar. Pensou que era Mercúrio, né? Apesar de ser o segundo planeta mais próximo do sol, atrás de Mercúrio, Vênus tem as maiores temperaturas, que superam os 400ºC. É calor, viu? Portanto, não reclame mais de sua cidade. Garanto que Vênus é mais quente!

Esse calorão venusiano tem explicação. É que a atmosfera do planeta é rica em gases. É composta principalmente de gás carbônico, mas também tem nitrogênio, vapor d’agua, oxigênio, enxofre e até ácido sulfúrico. Toda essa mistura de gases provoca um forte efeito estufa, impedindo o calor de sair e voltar pro espaço. E, assim, a temperatura da superfície pode chegar até 480ºC.

Nesta ilustração você confere como funciona o efeito estufa aqui na Terra. É como se o planeta estivesse dentro de uma estufa, feita para armazenar calor lá dentro. Os gases da atmosfera, principalmente o gás carbônico, impedem o calor de sair e voltar para o espaço.

Um dia em Vênus dura mais que um ano. Isso quer dizer que Vênus dá uma volta completa ao redor do sol (translação) mais rapidamente do que gira em torno do seu próprio eixo (rotação). A duração do ano, em Vênus, equivale a 225 dias terrestres. Já a duração do dia, naquele planeta, equivale a 243 dias terrestres. Até nisso ele é diferente dos outros!

Vênus tem uma atmosfera 92 vezes mais densa que a Terra, o que equivale mergulhar mais de 900 metros de profundidade no mar. Ele também tem um solo totalmente seco. Mas nem tudo é diferença! Por exemplo, Vênus é o planeta que tem quase o mesmo tamanho e massa da Terra. Veja a comparação abaixo:

A ilustração mostra uma comparação entre o tamanho da Terra e de Vênus.

Mas Vênus não é só “do contra”. O planeta é também conhecido por “Estrela D’Alva” ou “Estrela do Pastor” (p.s.: mas ele não é estrela; é planeta!). Além disso, Vênus não tem satélites e é um dos astros mais brilhantes quando olhamos para o céu.

Ser “do contra” não significa necessariamente desrespeitar as normas. Acontece que as pessoas são diferentes: há o branco, o negro, o asiático, o índio etc. Há também as crianças sãs e aquelas chamadas ‘especiais’, com algum tipo de deficiência motora, visual, auditiva etc. Então, o que mais importa é respeitar as diferenças… Sempre!

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s