Prêmio Nobel de Física: o universo está crescendo… E rápido!

Olá, astronautas! Vocês sabiam que o Universo está crescendo num ritmo muito rápido? Não?! Pois fiquem sabendo que essa descoberta rendeu o prêmio Nobel de Física de 2011 para três cientistas norte-americanos. O anúncio foi feito na terça-feira (04/10) pela Real Academia de Ciências da Suécia.

O que é prêmio Nobel? Hum… É mais ou menos como ser o único a tirar 10 na escola; ser o primeiro lugar no vestibular; ou ser laureado na universidade. Os ganhadores foram os americanos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess (cada nome difícil, hein?).

Que o universo está crescendo, isso todo mundo já sabe. Mas ninguém imaginava que o crescimento estava tão acelerado (o universo deve estar se alimentando bem: muito leite e ovos no café da manhã, almoço reforçado etc).

Os pesquisadores descobriram essa expansão acelerada do Universo pela observação de supernovas distantes (as supernovas são explosões enormes que destroem estrelas inteiras… É mais forte que ‘traque de massa’, viu?)

Imagem da Supernova Survivor (crédito: NASA images).

Crédito: Editoria de arte/folhapress - Folha de São Paulo.

Agora que vocês já sabem que o Universo está crescendo em ritmo acelerado, porque não fazem o mesmo? Basta manter uma alimentação saudável, fazer exercícios, dormir bem… E ler muito! (p.s.: afinal, o cerébro também está em desenvolvimento e a leitura é o melhor exercício).

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s