O bebê-planeta e os nossos bebês

Ilustração artística de como seria a formação de um novo planeta que se encontra a 450 anos-luz da Terra (associated press)

Olá, astronautas! Vocês sabiam que dois astrônomos capturaram pela primeira vez a imagem de um jovem planeta em formação? O “recém-nascido” se chama LkCA 15b e começou a se formar entre 50 mil a 100 mil anos atrás – pouco tempo para os padrões do Universo.

O planeta fica a 450 anos-luz da Terra e está concentrando poeira e gás estelar que circula uma estrela com 2 milhões de anos.

Quem descobriu esse bebê-planeta? Foram os astrônomos Adam Kraus, do Instituto para Astronomia da Universidade do Havaí, e Michael Ireland, da Universidade Macquarie, que também trabalha no Observatório de Astronomia Australiano.

Mas, falando em bebê, você sabe quais são os cuidados básicos com um bebê recém-nascido? Reunimos, abaixo, algumas informações importantes extraídas do site Guia do Bebê.

Testes da orelhinha, do pezinho, do olhinho e do coraçãozinho:

Crédito - Guia do Bebê

“Mãe e pai devem ter conhecimento de testes importantes para detectar doenças logo após o nascimento do filho e assim poder tratá-las o quanto antes. Os mais famosos são: teste da orelhinha, teste do pezinho e teste do olhinho. Exames simples que aumentam as chances de cura caso diagnosticados logo no começo da vida. Mas há um novo teste que pode ajudar ainda mais os bebês na busca de uma melhor qualidade de vida: o teste do coraçãozinho.”

Coto Umbilical:

“O coto umbilical deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda.”

Assaduras:

“A criança que usa fralda deve ser trocada com bastante freqüência nos primeiros meses de vida, período em que o bebê evacua e urina freqüentemente. É uma maneira de prevenir a dermatite ou evitar o agravamento de uma já existente.

Amamentação:

Crédito - Guia do Bebê

“O leite materno contém nutrientes e enzimas perfeitamente balanceadas, com substâncias imunológicas que protegem o bebê e provêm tudo o que a criança necessita no seu comecinho de vida. O ato de amamentar também supre as necessidades emocionais e diminui a ansiedade de ambos, por meio desse primeiro contato pele a pele e olhos nos olhos.”

Além desses, há vários outros cuidados que os papais de ‘primeira viagem’ devem observar. E não vale esquecer das vacinas, hein? O calendário vacinal do bebê deve estar em dia!

Agora já sabemos que o LkCA 15b é um planeta recém-nascido. Mas os nossos bebês aqui da Terra é que precisam de vários cuidados para que possam crescer fortes e saudáveis. Afinal, as crianças de hoje serão os responsáveis pelo futuro do planeta amanhã.

Anúncios
Esse post foi publicado em - universo e corpos celestes, Astronomia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s