Mergulhando no espaço

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress

O blog A Lua Tristonha divulgou no último dia 07/10/11 um concurso público aberto pela Nasa para a carreira de astronauta. Alguém já se inscreveu? Não pensem que é moleza, hein?

Para testar as condições de exploração de um asteroide, a agência espacial norte-americana mandou um time de astronautas para o fundo do mar por 13 dias. Eles estão a 19 metros de profundidade no único laboratório subaquático de grande porte no mundo, o Aquarius, em Key Largo, na costa da Flórida (EUA).

O Laboratório Submarino Aquarius foi implantado em 1986. Situa-se em Key Largo, na costa da Flórida (EUA) e é o maior do mundo - crédito: oceanexplorer.noaa.gov

Mas explorar asteroides não é o mesmo que explorar a Lua, pois esses grandes pedaços de rocha que orbitam nosso sistema solar têm gravidade praticamente zero. Para não serem lançados ao espaço, os astronautas terão que se “amarrar” à superfície com ganchos e cordas.

O treinamento feito em profundidade tem uma explicação: é que o deslocamento na água é o que mais se aproxima daquele feito em microgravidade. Os movimentos são difíceis! Engana-se quem pensa que o astronauta caminha facilmente em outro astro, como a Lua.

A missão atual é a 15ª do projeto Neemo, um trocadilho com o capitão Nemo, do livro de ficção científica “Vinte Mil Léguas Submarinas”. O nome Neemo é a sigla, em inglês, para Missão de Operações em Ambientes Extremos da Nasa (p.s.: se preferir, Nemo pode ser o filho de Marlin, o peixe-palhaço do filme “Procurando Nemo”, da Disney).

Desenho do filme "Procurando Nemo", 2003 (Crédito: Disney-Pixar)

Você achava que a vida de astronauta era mel com açúcar como na ilustração abaixo? Viajar ao espaço, pisar na Lua, visitar Marte, descer num asteroide… Todas essas aventuras podem ser muito instigantes, mas requerem treinamento árduo. E aí? Ainda quer ser astronauta? Então, mãos à obra!

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Mergulhando no espaço

  1. Juli disse:

    Muito bom esse blog. Sempre leio e mostro aos meus filhos. Eles adoram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s