Asteroide vai passar raspando na Terra em novembro

Imagem do asteroide 2005 YU55 por meio de ondas de radar

Olá, astronautas! Uma notícia preocupante! Pelos cálculos da Nasa, um asteroide vai passar bem perto da Terra em 8 de novembro deste ano, por volta das 20h28.  O astro está na lista de objetos espaciais potencialmente perigosos.

O asteroide se chama 2005 YU55 e se aproximará da Terra a uma distancia menor do que a da Lua, o que para a astronomia é considerado “por um triz”. E a rocha do espaço é bem grande e pesada! Tem 55 milhões de toneladas e 400 metros de diâmetro.

Se atingir a Terra, o impacto terá a força de mais de 65 mil bombas atômicas e vai abrir uma cratera de quase 10 km de largura e 600 metros de profundidade. Será a extinção da raça humana?

Calma, pessoal! Ninguém precisa ficar em pânico! A Nasa já descartou qualquer risco de colisão entre o asteroide e a Terra, pelo menos nos próximos 100 anos. Ufa! Que alívio!

O asteroide foi descoberto por pesquisadores da Universidade do Arizona, nos EUA, em 2005, mas só foi melhor observado em abril de 2010 através do Radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico.

A passagem do YU55 perto da Terra ficará na história da astronomia. O 2005 YU55 estará melhor visível na manhã do dia 9 de novembro, mas quem quiser vê-lo vai precisar de um pequeno telescópio, pelo menos.

O.K.! Já estamos tranquilos porque sabemos que, em 100 anos, não teremos problemas com o grande asteroide YU55… Mas, e depois? Quem sabe, nossos netos deverão recorrer à mesma façanha dos herois do filme Armageddon.

Armageddon é um filme de ficção científica que mostra um asteróide se aproximando da Terra. Uma colisão extinguiria a vida no nosso planeta. Para nos salvar, a Nasa envia voluntários para perfurarem a rocha espacial e detonarem bombas nucleares no seu interior.

Vale a pena conferir o trailer do filme, com a belíssima música “I don’t want to miss a thing”, da banda Aerosmith.

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s