Imagens da Nasa

Olá, astronautas! Vocês curtem o fantástico mundo da astronomia? Gostam de explorar o universo? Que tal acompanhar esse belíssimo conjunto de imagens que a Nasa disponibilizou no site Nasa Images? Então, vamos começar a viagem espacial!

1- A ilustração abaixo mostra o tamanho aproximado da Terra em comparação com o do Sol. A ejeção de massa coronal gigantesca na imagem decolou do Sol, em outubro de 2003. A imagem foi tirada pela sonda SOHO internacional.

A Terra e o Sol - crédito: NASA and European Space Agency

2- A próxima imagem mostra a galáxia Sombrero, em infravermelho. A Galáxia do Sombrero, também conhecida como M104, abrange cerca de 50.000 anos-luz de diâmetro e fica a 28 milhões anos-luz de distância. M104 pode ser vista com um pequeno telescópio na direção da constelação de Virgem.

3- A próxima imagem é do planeta Mercúrio. A foto foi compilada a partir de imagens obtidas pela sonda Mariner 10 da NASA, que passou pelo planeta três vezes em 1974. Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, porém é o segundo mais quente, depois de Vênus. É o menor planeta do sistema solar, já que Plutão é considerado planeta-anão.

Mércurio: o planeta mais próximo do sol (crédito - Nasa Mariner 10)

4- A próxima imagem é a do planeta Vênus. A imagem em luz visível foi obtida pela sonda Galileo. Vênus é muito semelhante à Terra em tamanho e massa – e assim é por vezes referido como o planeta irmão da Terra. Vênus é o planeta mais quente do sistema solar. Quando Vênus é visível, normalmente é o objeto mais brilhante no céu depois do Sol e da Lua. Mais de 20 espaçonaves já visitaram Vênus inclusive a Venera 9, que pousou na superfície, e de Magalhães, que mapeou a superfície.

Vênus: o planeta irmão da Terra (crédito - NASA, Galileo, Copyright Calvin J. Hamilton)

5- A próxima imagem mostra um eclipse visto da Estação Espacial Internacional (ISS), que estava em posição para ver a sombra umbral (terra) pela lua enquanto se movia entre a Terra e o sol durante um eclipse solar em 29 de março de 2006. Esta imagem capta sombra umbral no sul da Turquia, Chipre do norte e do Mar Mediterrâneo.

Eclipse visto da Estação Espacial Internacional - crédito: NASA

6- A próxima imagem mostra a Terra e a Lua. Durante seu vôo, a nave Galileo enviou imagens da Terra e da Lua. Imagens separadas da Terra e da Lua foram combinadas para formar esta imagem.

A Terra e a Lua - crédito: NASA

7- A próxima imagem é a do planeta Urano, o terceiro maior planeta do nosso Sistema Solar depois de Júpiter e Saturno. Urano é composto principalmente de rochas e gelos, mas com uma espessura de hidrogênio e a atmosfera de hélio. Esta foto foi tirada pela sonda Voyager 2 em 1986, a única que visitou Urano.

Foto de Urano tirada pela sonda Voyager 2 - crédito: Voyager 2 Team, NASA

8- O astronauta Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar, caminhando na superfície da Lua, perto da perna do Módulo Lunar (LM) “Eagle” durante a atividade extraveicular Apollo 11 (EVA). Astronauta Neil A. Armstrong, comandante, tomou esta fotografia com uma câmera de 70mm.

Buzz Aldrin na Lua, missão Apollo 11. Foto tirada por Neil Armstrong - crédito: Nasa

9- O astronauta Bruce McCandless II, especialista de missão, participa de uma atividade extra a poucos metros da cabine do ônibus espacial Challenger durante a missão STS-41B. Ele está usando um propulsor movido a nitrogênio com controle de mão. Esta foi a primeira vez que um astronauta realizou uma caminhada espacial sem estar amarrado ao ‘shuttle’.

O astronauta Bruce McCandless II na órbita da Terra. Esta foi a primeira vez que um astronauta realizou uma caminhada espacial sem estar amarrado ao "shuttle" - crédito: Nasa

10- A última imagem mostra o Lançamento da Cassini Orbiter e Sonda Huygens. Uma viagem de sete anos para o planeta Saturno começou com a decolagem de uma Titan IVB / Centaur carregando a sonda Cassini e sua sonda Huygens. Lançamento ocorreu às 04h43 de 15 de outubro de 1997, no Cabo Canaveral.

Lançamento da sonda Cassini e sua sonda Huygens às 4h43 de 15/10/97, no Cabo Canaveral - crédito: Nasa

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s