Na corrida espacial: Rússia x EUA

Vocês sabiam que a Rússia (a extinta União Soviética) e os Estados Unidos sempre brigaram entre si? Quem não lembra da Guerra Fria? Foram anos de trocas de ameaças recíprocas e o mundo viveu sob o temor de ataques nucleares.

Mas a rivalidade entre as duas potências não ficava só no campo da guerra. Os países também brigavam para serem protagonistas na corrida espacial. Os russos saíram na frente e mandaram o primeiro homem ao espaço.

O russo Yuri Gagarin: primeiro homem a conquistar o espaço, em 12 de abril de 1961.

Em 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok 1, o russo Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a orbitar a Terra. Foi nesse voo que ele disse a célebre frase que ficou para a história: “A Terra é azul”.

"A Terra é azul" - frase dita pelo russo Yuri Gagarin, em 1961.

Insatisfeitos, os norte-americanos, com sua mania de grandeza, resolveram dar um passo inédito na história da humanidade e mandaram o primeiro homem para a Lua.

O norte-americano Neil Armstrong: primeiro homem a pisar na Lua, em 20 de julho de 1969.

Em 20 de julho de 1969, a bordo do módulo lunar “Eagle” (águia), o norte-americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. As suas palavras ficaram imortalizadas na história: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade”.

A pegada de Neil Armstrong, que conquistou a Lua em 20 de julho de 1969, na missão Apollo 11, da Nasa.

Depois de todas essas façanhas, vocês acham que a “briguinha” acabou? Não! Atualmente, norte-americanos e russos estão no meio de uma nova corrida espacial. Agora a disputa é para saber quem irá chegar primeiro a Marte.

Imagem de Marte, o planeta vermelho.

Os russos lançaram, em 9 de novembro de 2011, a sonda Phobos-Grunt. Ela iria rumo ao satélite de Marte, Phobos, e voltaria a Terra com os primeiros exemplos do seu solo. Mas a missão falhou e a sonda não conseguiu tomar a trajetória para Marte.

A sonda russa phobos-grunt foi lançada em 9 de novembro de 2011, mas falhou na tentativa de viajar em direção a Marte.

Já os norte-americanos anunciaram, em 10 de novembro de 2011, o lançamento da sonda Curiosity, o maior e mais caro veículo de exploração já construído. A missão é detectar indícios de vida (passada) em Marte e analisar as condições para a futura presença humana no planeta vermelho.

A sonda Curiosity, da Nasa, é o maior e mais caro veículo de exploração já construído e tem como missão explorar Marte. Imagem: NASA

Os russos não tiveram êxito desta vez… Mas também não há nada garantido para os norte-americanos. Então, vamos torcer para que o lançamento da sonda Curiosity, previsto para 25 de novembro de 2011, às 13h21 (hora de Brasília), seja um sucesso.

E aí? Quem vai ganhar essa corrida espacial? Rússia? Estados Unidos? Tem até gente correndo por fora… Quem sabe a China não vencerá essa batalha espacial? Pelo menos as cores do planeta Marte e as do gigante asiático são iguais.

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Na corrida espacial: Rússia x EUA

  1. Ju Carvalho disse:

    Adoro esse blog, sempre trazendo post atuais e interessantes. Até quem não gostava de astronomia acaba se interessando. Parabéns.
    Ju Carvalho

  2. anderson disse:

    Muito bom! Parabéns Rômulo!

  3. Ju Carvalho disse:

    Júlia Gomes,gostei do seu novo texto,papai

  4. bruna disse:

    a meu deus

  5. gabriela disse:

    obrigada isso me ajudou muito na liçao de casa bjs Bibi

  6. gabriela disse:

    nossa vou levar um dez!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s