Mercúrio

Figura 1 - Mercúrio, visto pela Mariner 10. As partes mais claras e lisas foram zonas que a sonda não mapeou. Crédito: Mariner 10, Equipa de Astrogeologia, U.S. Geological Survey

Você sabia que Mercúrio é o menor planeta do sistema solar? Sabia que ele tem um tamanho pouco maior do que a Lua? Dos planetas interiores, ele é o mais próximo do sol, distante “apenas” 55 milhões de quilômetros da nossa estrela.

Há muitas outras curiosidades sobre Mercúrio. Você sabia que ele não tem satélites, nem atmosfera? Sabia que a superfície do planeta é cheia de crateras e que a temperatura por lá sofre muita variação? Durante o dia, o calorzão pode chegar a 427º C. Mas, à noite, o frio é congelante: – 173º C.

Mercúrio tem a maior variação de temperatura de todos os planetas. Máxima: 427ºC, durante o dia. Mínima: - 173ºC, à noite.

Até 1974, não tínhamos muita noção acerca da superfície de Mercúrio. Mas foi nesse ano que a sonda Mariner 10, da Nasa, passou próximo ao planeta e registrou várias fotografias. Por lá, havia muitas crateras, numa paisagem semelhante a da Lua.

O planeta Mercúrio visto pela sonda Mariner 10, da Nasa. Crédito: jpl.nasa.gov/spaceimages/

Curioso, não? Um planeta sem atmosfera (sem ar)… A explicação é que Mercúrio é tão pequeno e tão próximo do Sol que seu fraco campo gravitacional não consegue prender os gases.

Mercúrio é um planeta incomum. Sua rotação é lenta, mas ele tem uma grande velocidade orbital, girando ao redor do sol a 50 quilômetros por segundo (“é pra piloto de F1 nenhum botar defeito”).

Um ano em Mercúrio (o tempo que ele demora para completar uma volta em torno do Sol) é equivalente a 87 dias da Terra e ele demora 58 dias para completar um giro em seu eixo.

Veja mais informações sobre o planeta Mercúrio no quadro abaixo:

Ok, astronautas! Se quiserem saber mais sobre Mercúrio, recomendo a leitura de livros, atlas e enciclopedias… e, claro, “ficar ligado” no blog A Lua Tristonha, onde você aprende astronomia e ainda se diverte!

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s