Sonda da NASA encontra indício convincente de água em Marte

Galera, até o momento a ciência não descobriu uma prova segura de que existe água em Marte. Nas últimas décadas, vimos alguns índicios mais fortes, outros menos. Mas uma sonda espacial norte americana, que está no Planeta Vermelho desde 2004, descobriu uma evidência convincente como poucas vistas até hoje.

Após três anos em Marte, a sonda Opportunity encontrou a margem da cratera Endeavour, com 22 quilômetros de diâmetro e 300 metros de profundidade. Em certo ponto, a nave encontrou um veio mineral, com 50 centímetros de comprimento e a largura de um polegar humano. Será mesmo que existe água em Marte?

Dizem os especialistas que este filete seria gesso acumulado após o depósito de água líquida, ao longo de milhões de anos. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão a partir de análises de câmeras sofisticadas e aparelhos de raio-X, que fizeram um perfil completo do que o gesso pode representar.

O achado é uma das evidências mais fortes de água no planeta Marte, por motivos geológicos. Segundo os cientistas, a água que um dia correu por ali fez uma fratura na rocha, e o gesso é um sedimento depositado aos poucos. A sonda ainda está em atividade para aumentar as informações sobre a descoberta.

Fonte: HypeScience

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s