Telescópio Hubble: as dez melhores fotos do espaço sideral

O telescópio espacial Hubble

Sabe quando você faz aquela viagem bacana, tira várias fotos dos lugares por onde passou e – depois de voltar pra casa – tem aquela trabalheira pra selecionar as melhores fotos?

Os astrônomos resolveram fazer o mesmo e selecionaram as dez melhores fotografias produzidas pelo famoso telescópio espacial Hubble em dezesseis anos de atividade. Vamos a elas.

1º lugar – Galáxia de Sombreiro. Ela tem esse nome porque se parece com um típico chapéu mexicano. Fica a 28 milhões de anos luz da Terra e foi eleita a melhor imagem produzida pelo Hubble. As dimensões da galáxia, chamada oficialmente de M104, são tão espetaculares quanto a sua aparência. Ela tem 800 bilhões de sois e mede 50.000 anos luz.

Galáxia do Sombreiro

2º lugar – Nebulosa de Formiga. Uma nuvem de poeira espacial e gás, cujo nome técnico é Mz3. Observe bem e perceba que que ela se parece mesmo com uma formiga. Essa nebulosa fica a uma distância de 3.000 e 6.000 anos luz da Terra.

Nebulosa da Formiga

3º lugar – Nebulosa NGC 2392. É chamada de O Esquimó porque parece um rosto rodeado de um capuz de pele. O capuz é um anel de objetos astrais que se distanciam de uma estrela que está morrendo. O Esquimó está 5.000 anos luz da Terra.

Nebulosa NGC 2392

4º lugar – Nebulosa do Olho do Gato. Faça um esforço e você irá perceber que parece um olho de gato (p.s.: se preferir, faz de conta que é o olho de outro bichinho).

Nebulosa do Olho do Gato

5º lugar – Nebulosa de Ampulheta. Ela está a 8.000 anos luz distante e tem uma espécie de cintura, em função dos “ventos estelares” que a formam serem mais fracos no centro.

Nebulosa da Ampulheta

6º lugar – Nebulosa do Cone. A parte aqui apresentada tem 2.5 anos luz no comprimento (o equivalente de 23 milhões de viagens de ida e volta à Lua).

Nebulosa do Cone

7º lugar – A Tempestade Perfeita. É uma pequena região na Nebulosa de Cisne, 5.500 anos luz distante. É descrita como “um oceano cheio de bolhas de hidrogênio e pequenos montantes de oxigênio, enxofre e outros elementos”.

Tempestade Perfeita, na Nebulosa do Cisne

8º lugar – A Noite Estrelada. Recebeu este nome porque lembrou aos astrônomos uma pintura de Van Gogh. Ela é um halo da luz em volta de uma estrela da Via Láctea.

Noite estrelada

9º lugar – Esses olhos que nos olham furiosamente a uma distância de 114 milhões de anos luz são os núcleos duas galáxias (NGC 2207 e IC 2163) girando e se fundindo na constelação distante constelação do Cão Maior.

Olhar enfurecido

10º lugar – Nebulosa Trifida. É um “berçário estelar” há 9.000 anos luz daqui. É  assim classificada porque nela muitas novas estrelas estão nascendo.

Nebulosa Trifida

Anúncios
Esse post foi publicado em - universo e corpos celestes, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Telescópio Hubble: as dez melhores fotos do espaço sideral

  1. aline vitoria disse:

    eu amei o olho emfuresido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s