De olho no aquecimento global

Mais um vídeo educativo para a criançada. Dessa vez, Clarinha e sua turma visitam o museu dos dinossauros de Peirópolis, em Uberaba-MG, e discutem sobre o aquecimento global.

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.(1)

Consequências do aquecimento global

Conseqüências do aquecimento global:

–         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
–         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
–         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
–         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

É, tá ficando quente mesmo, hein? Mas a Turma da Clarinha tem algumas dicas para evitar o aquecimento global, tais como separar lixo para reciclagem, fechar a torneira quando escovar os dentes, apagar a luz quando sair da sala, cuidar das árvores, além de outras ações ecologicamente corretas.

Acompanhe o filme animado da Turma da Clarinha em “De olho no  aquecimento global”(2):

(1) Fonte: Brasil Escola.

(2) Turma da Clarinha. Roteiro: Raquel Beatriz dias de Oliveira; Animação: Roberval Coelho; Som: Batuki soluções em áudio; Codau – centro operacional de desenvolvimento e saneamento de Uberaba.

Anúncios
Esse post foi publicado em - planeta terra, Astronomia e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para De olho no aquecimento global

  1. Bom dia! A Turma da Clarinha agora possui uma página no Facebook e um canal no YouTube onde vocês poderão acompanhar as novas informações e vídeos sobre educação ambiental. Curta e inscreva-se para não perder nada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s