Descoberto novo planeta água

Representação artística do planeta, descoberto em 2009. Imagem: Nasa

Olá, astronautas. Vocês lembram de que falamos sobre a água no universo em novembro do ano passado? As pesquisas até então realizadas indicavam água congelada na Lua, no planeta Marte e em Europa, uma das luas de Júpiter. Mas, e se fosse encontrado um novo planeta água?

Um grupo de astrônomos descobriu a existência de um novo tipo de planeta, composto em sua maior parte de água e com uma leve atmosfera de vapor. O anúncio foi feito na última terça-feira (21/02/2012) pelo Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e pela Nasa.

Trata-se de um planeta fora de nosso sistema solar denominado “GJ1214b“. Ele foi descoberto em 2009 graças ao telescópio espacial Hubble, da Nasa. P.S.: por que os cientistas adoram batizar novos planetas com nomes estapafúrdios? Como seria registrar essas esquisitices em cartório?

Menor do que Urano e maior do que a Terra, o exoplaneta é um mundo não apenas coberto, mas formado principalmente por água, rodeado por uma atmosfera gasosa espessa.

“O GJ 1214b é diferente de qualquer outro planeta que conhecemos. Uma fração enorme de sua massa consiste inteiramente de água”, contou Zachory Berta, do Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica. P.S.: Uma boa notícia, já que o futuro de nosso planeta será de escassez de água.

A massa e o tamanho do orbe foram determinados com bastante precisão. Os astrônomos também puderam calcular sua densidade – apenas duas gramas por centímetro cúbico. A água tem uma densidade de um grama por centímetro cúbico, enquanto a densidade média da Terra é de 5,5 gramas por centímetro cúbico. Isto sugere que o GJ 1214b tem muito mais água do que a Terra, e muito menos rochas. P.S.: e se fosse como na foto abaixo?

Por decorrência, a estrutura interna desse exoplaneta água deve ser extraordinariamente diferente da Terra. “As altas temperaturas e altas pressões [no interior do planeta] devem formar materiais exóticos, como ‘gelo quente’ e ‘água superfluida’, substâncias que são completamente alienígenas para nossa experiência diária”, disse Berta.

O exoplaneta água está localizado a 40 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Ophiuchus (ou Serpentário). Ele tem 2,7 vezes o diâmetro da Terra e pesa quase sete vezes mais. O GJ 1214b orbita sua fraca estrela, uma anã-vermelha 300 vezes menos brilhante do que o Sol, a cada 38 horas, a uma distância de dois milhões de quilômetros, o que permite calcular sua temperatura ambiente em algo perto dos 230 ºC.

Fontes: Nature / AFP

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Descoberto novo planeta água

  1. Herval Soares disse:

    Mas todo gelo é quente, não?
    Que contraste: o sol deste planeta é mais fraco do que o da terra, porem o ambiente do planeta é muito mais quente do que o da terra. Então a melhor explicação seria do planeta estar mais proximo do sol do que a terra.

  2. kawan disse:

    acho q não pq o planet tem muita agua se estivesse muito perto do sol ia ter pouca agua mais tambem a agua da terra tirarão cm a pluisãoo

  3. Natanael disse:

    Eu acho que é porque o nucleo do planeta é quente e tudo ao redor dele é frio , fasendo com que
    o frio faça gelo e o calor o derreta , fazendo agua . E quanto mais tempo paça mais agua aparece
    e por isso o GJ121 4b , tem muita agua e pouca terra . Talves daqui a algum tempo não exista
    mas rocha naquele lugar.Eu tambem acho que depois de uma ou duas decadas posa ter tanta agua lá que ela saia flutuando pelo espaço …….

  4. Natanael disse:

    Esta é uma otima teoria sobre o novo planeta de agua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s