22 de abril é o Dia da Terra

O Dia Mundial da Terra é comemorado em muitos países no dia 22 de abril. A ideia partiu do senador norte-americano Gaylord Nelson, nos anos 70, em protesto contra a poluição nos Estados Unidos. Na década de 90, porém, a ideia ganhou o mundo.

A finalidade foi conscientizar a população para os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra. Mas o desmatamento, a poluição e o desperdício de água são algumas das más ações do homem, danosas para a vida útil do planeta e comprometedoras para as futuras gerações.

Podemos fazer diferente? Claro. Aproveite este dia para fazer alguma coisa boa para o planeta, como plantar uma muda, coletar o lixo na praça que você frequenta, economizar no uso da água etc. Muito pode ser feito para ajudar a Terra, que é a nossa casa.

Mas, para cuidar de nossa casa, devemos conhecê-la melhor, não é? Você sabia que a Terra é conhecida como o planeta azul? Essa cor é dada pelos oceanos e gases da atmosfera. Nossas cidades estão dentro dos Estados; estes fazem parte dos países, que integram um dos cinco grandes continentes: América, Ásia, Europa, Oceania e África (p.s.: não podemos esquecer a Antártica, o continente gelado).

Os oceanos são grandes porções de água salgada que ocupam a maior parte do planeta. São eles: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Oceano Glacial Ártico e Oceano Glacial Antártico.

A Terra é o único planeta que tem vida. Ela gira ao redor do Sol, num movimento de translação, que dura um ano. Mas também gira ao redor de si mesma e esse movimento é o de rotação, responsável pela sucessão dos dias e das noites (p.s.: tem gente que anda tanto de carro que poderia “girar” pelo mundo despejando monóxido de carbono na atmosfera).

A camada de ar que envolve a Terra é chamada atmosfera. Dentre os gases que a compõem, o mais importante para nós é o oxigênio, pois sem ele não seria possível a vida no planeta. As camadas da atmosfera são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

A camada de oxônio absorve a radiação ultravioleta do Sol, protegendo a população mundial. Mas a poluição desenfreada está fazendo um enorme buraco nessa camada protetora.

Podemos aproveitar esta data e dar um grande presente ao planeta Terra. Basta cada um fazer a sua parte. Para começar, que tal ajudar o Greenpeace (organização global que defende o ambiente) e assinar pelo Desmatamento Zero? A ideia é colher assinaturas para a iniciativa de lei popular pelo fim da destruição das florestas (site: Greenpeace Brasil).

Quer saber que impacto que você causa no meio ambiente? Clique na imagem abaixo e realize o teste organizado pelo site National Geographic – NatGeo. E, lembre-se: o que você faz, conta!

Anúncios
Esse post foi publicado em - planeta terra, Astronomia e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 22 de abril é o Dia da Terra

  1. raflani disse:

    cuide da terra ela e muito importante para nosso coração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s