Super Lua Cheia

Nesta noite de sábado, 5 de maio de 2012, a Lua atingirá o ponto da sua órbita mais próximo da Terra e, por isso, os habitantes do nosso planeta poderão apreciar um fenômeno que é chamado de Super Lua Cheia.

“Todos os anos, há cerca de 13 Luas Novas e 13 Luas Cheias. Nestas últimas, podem-se observar fenômenos singulares como a Super Lua, que aparece quando a Lua percorre a sua órbita elíptica e chega ao ponto mais próximo da Terra.”, explicou o russo Serguei Mironov, colaborador do Observatório Astronômico Principal.

Ainda não entendeu o que é a Super Lua Cheia? Achou que a Lua se esconde atrás de uma cabine telefônica, transforma-se em Super Lua e sai voando com uma capa vermelha como o Super Homem? Hum. Não é bem assim.

A “Superlua” é um fenômeno que ocorre quando o satélite natural chega ao ponto mais próximo da Terra (a aproximadamente 360 mil quilômetros de distância) e também coincide de ser Lua cheia. A impressão que se tem ao observar a Lua é de que ela está maior e mais brilhante.

A diferença de distância ocorre porque a órbita da Lua é elíptica. “Se fotografarmos a Lua cheia todos os meses, poderemos perceber que em uma delas parece ser um pouco maior. Aquela que parecer maior é a que esteve na menor distância”, explicou o físico-astrônomo Dietmar William Foryta.

Hoje, sábado, 5 de maio de 2012, haverá uma “Super Lua”. O satélite da Terra aparecerá 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante, o máximo para o ano de 2012 e um recorde em vários anos. Tudo isto se deve à orbita elíptica da Lua em relação à Terra, pois ela estará no seu perigeu, o ponto em que se encontra mais próximo de nós. Vejamos algumas fotos da Super Lua tiradas em várias partes do mundo.

O livro A Lua Tristonha explica, para as crianças, o que é a Super Lua Cheia, que ocorre quando ela está no perigeu e, assim, parece maior e mais brilhante. Então, não deixe seus pequenos desinformados sobre o Satélite Natural da Terra. Adquira o seu: clicando na imagem do livro, na parte superior direita deste blog, você terá instruções para a compra.

Que tal tirar a sua própria foto da Super Lua? Escolha uma bem bonita e nos envie por e-mail romulobourbon@hotmail.com ou pelo twitter http://twitter.com/#!/aluatristonha. A melhor foto poderá ser selecionada para estampar os próximos posts do blog A Lua Tristonha. Até breve, astronautas.

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Super Lua Cheia

  1. Pingback: Expectativa de superlua nesta madrugada | A Lua Tristonha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s