Pelas lentes da Sociedade Astronômica do Recife e dos nossos leitores, eis a Super Lua Cheia

A Super Lua Cheia, projetada das lentes de um telescópio para um telão, em evento da Sociedade Astronômica do Recife – SAR, em 6 de maio de 2012.

Neste domingo, 6 de maio de 2012, tivemos o prazer de participar de evento promovido pela Sociedade Astronômica do Recife (SAR), realizado no bairro das Graças, com palestra e observação do Satélite natural da Terra.

Em plena noite de Lua Cheia (ou melhor, Super Lua Cheia), a SAR patrocinou palestras, sorteios e observação, por telescópio, do Satélite Natural da Terra, que estava no ponto de sua órbita mais próximo do nosso planeta, o perigeu. Nesta posição, vista da Terra, a Lua parece ser maior e mais brilhante.

Na palestra, James Solon, e o presidente da SAR, Everaldo Faustino, abordaram os mais variados temas sobre o Satélite natural da Terra, desde a sua formação até o misterioso Lado Oculto da Lua, os eclipses, a Super Lua e outros assuntos instigantes.

Ao final, houve sorteio de brindes e os participantes ainda tiveram o prazer de observar a Lua pelo telescópio montado pela SAR.

Everaldo Faustino e James Solon, da SAR, e muitos estudantes e entusiastas da astronomia, em momento de observação da Super Lua Cheia (Recife, 6 de maio de 2012).

Quem também prestigiou o evento foi Larissa Aquino, estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e medalha de ouro na última Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA), realizada no ano de 2011. Ela foi classificada e vai participar do preparatório para a Olimpíada Internacional de Astronomia.

Larissa Aquino, estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e medalha de ouro na última Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica (OBA), realizada no ano de 2011.

Por falar em Super Lua Cheia, fizemos uma análise criteriosa das fotos enviadas ao blog e escolhemos três lindas imagens, duas captadas pelas leitoras Nayra Messias (São Paulo-SP) e Liana Schuler (Recife-PE), e mais uma tirada por este autor. Vamos conferir?

Foto: Nayara Messias.

Foto: Liana Schuler – flickr.com

Foto: Rômulo Bourbon  – Super Lua Cheia, 6 de maio de 2012

A Super Lua Cheia irá se despedir logo mais, pois ela irá começar a se afastar um pouco de nós, com destino ao apogeu (ponto da órbita da Lua mais distante da Terra). Mas não se preocupem, pois em breve nosso Satélite natural estará de volta para nos encantar novamente.

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s