A galinha foi pro espaço

Se você ouvisse alguém dizer que a vaca foi pro brejo, logo pensaria que algo deu errado. No campo, quando a fêmea do boi adentrava uma área de pântano (brejo), dificilmente conseguia sair sozinha e morria lá mesmo. Mas, o que você pensaria se soubesse que a galinha foi pro espaço?

Vejamos as hipóteses: (a) uma jovem astronauta voluptuosa foi ao espaço em missão da Nasa; (b) os produtores de “A Galinha Pintadinha” lançaram o novo DVD com aventuras espaciais; ou (c) algum galináceo foi sacrificado para a ceia de natal.

Nada disso. O fato é que a Nasa enviou, em março de 2012, uma galinha de borracha ao espaço para estudar a radiação solar. A mascote da Nasa, apelidada de Camilla, atingiu a estratosfera, a 40 km de altitude.

A galinha de borracha é a mascote do centro da Nasa que estuda o Sol, o Observatório de Dinâmica Solar, e faz parte de um experimento que vai estudar os efeitos da radiação solar. Camilla foi enviada ao espaço durante a tempestade solar que atingiu a Terra no mês de março.

A estratégia foi escolhida para chamar a atenção de alunos de uma escola da cidade de Bishop, na Califórnia (EUA), onde o experimento foi realizado. Camilla foi lançada em balão de gás hélio, que conduziu a galinha de borracha até cerca de 40 km de altitude.

As crianças presenciaram o brinquedo subir. Camilla carregava sensores de radiação, GPS, câmeras, termômetro, insetos e sementes de girassol. O balão de hélio estourou quando atingiu a altura de 40 quilômetros, mas Camilla estava de paraquedas e trouxe o material para análise em segurança.

A vaca foi pro brejo; a galinha, pro espaço… e esse meu cachorro que não fica quieto um instante, nem consigo dormir.

– “Alô, é da Nasa? Vocês teriam algum novo projeto com cães por aí, hein?”

– “Caim, caim, caim”.

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s