Vênus passa hoje na frente do Sol

Passagem de Vênus diante do Sol só acontecerá novamente daqui 105 anos / Attila Kisbenedek/AFP

Hoje, dia 5 de junho de 2012, será possível ver um pontinho passando lentamente sobre o Sol. É o planeta Vênus passando entre a Terra e o Sol. O evento é tão raro que o próximo só será observado em 2117, após 105 anos.

Escolas e museus ao redor do planeta estão preparando festas para acompanhar o fenômeno e os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional também estão planejando acompanhar o evento.

O trânsito começa nesta terça-feira (dia 5, às 19h09 no horário de Brasília) a oeste do Meridiano de Greenwich e na quarta-feira (6) a leste dele. Ele vai durar seis horas e 40 minutos e será visível do oeste do Pacífico ao leste da Ásia e leste da Austrália.

Foto: divulgação

Observadores no Canadá, Estados Unidos, México, América Central e norte da América do Sul poderão ver o começo do espetáculo antes que o sol se ponha. Europa, Ásia ocidental e central, África ocidental e o leste da Austrália pegarão o fim, depois que o Sol nascer.

No Brasil, o espetáculo só será visto por habitantes do extremo oeste do país, durante o pôr-do-sol (galera do Acre e Rondônia, podem preparar seus telescópios!).

O fenômeno poderá também ser visto a olho nu, informaram os astrônomos, lembrando que, devido ao risco de cegueira ou dano permanente na vista, não se deve olhar diretamente para o sol sem um filtro apropriado.

Um leão-marinho usou óculos especial em 21 de maio de 2012, em um aquário em Tóquio, no Japão, durante um eclipse solar que pôde ser visto no país asiático. Durante o fenômeno, a Lua cobriu o Sol até tapar cerca de 94% de sua superfície e desenhar um anel.

Houve 53 trânsitos de Vênus entre 2000 a.C e 2004 d.C (último registrado até agora). “Uma vez que ocorre um trânsito, lhe segue outro em exatamente oito anos menos dois dias, mas depois devem passar 105 anos e meio para que aconteça outro par de trânsitos separados por oito anos” – segundo Bob Berman, colunista da revista Astronomy Magazine.

Com um grande encontro em Mauna Kea (Havaí), considerado o melhor ponto do planeta para ver o fenômeno, a Nasa retransmitirá o evento ao vivo em seu site e se conectará com analistas de seus centros assim como de 148 países de todo o mundo que realizarão atividades de acompanhamento.

O último trânsito de Vênus neste século poderá ajudar a conhecer mais sobre a estrutura da atmosfera do planeta e contribuir na descoberta de planetas extra-solares com atmosferas, na incessante busca do homem por vida no universo.

Quer saber mais sobre o planeta Vênus? Então, não deixe de conferir nosso post “Vênus, o mala do universo”, clicando aqui.

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Vênus passa hoje na frente do Sol

  1. dieza disse:

    legal inacreditaeu

  2. adna rodrigues disse:

    sinto-me previlegiada por ter visto esse fenomeno da natureza contornado a lua.se soubesse do que se trata teria fotografado,fiquei em extase de ver algo diferente do habitual ocorrendo…

  3. adna rodrigues disse:

    sinto-me previlegiada por ter visto esse fenomeno da natureza contornado a lua.se soubesse do que se trata teria fotografado,fiquei em extase de ver algo diferente do habitual ocorrendo,VENUS…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s