Dia Mundial do Meio Ambiente e Rio+20

No último dia 5 de junho de 2012, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente pretende chamar a atenção dos povos e dos governantes de todos os países para a conscientização e a preservação ambiental.

Neste ano de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável será no Rio de Janeiro, entre 13 e 22 de junho. A Rio+20 terá como missão definir uma agenda para as próximas décadas.

A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). O objetivo da reunião é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

A Conferência terá dois temas principais: (1) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e (2) a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Mas, afinal de contas, o que é desenvolvimento sustentável? Desenvolvimento sustentável é o modelo que prevê a integração entre economia, sociedade e  meio ambiente. Em outras palavras, é fazer crescer a economia sem esquecer da pessoa humana e da natureza. 

Quer saber mais sobre a Rio+20? Acesse o site http://www.rio20.gov.br/

Já que o assunto é desenvolvimento sustentável, aí vão algumas dicas de sustentabilidade:

• Plante uma árvore. Mas, antes, pesquise sobre a natureza da região. Afinal, para plantar é preciso saber o que plantar e o local mais apropriado; em alguns casos, é necessário pedir licença à prefeitura e aos moradores.
• Organize um mutirão para limpar as margens de rios e lagos. A poluição de um pequeno rio chega a um grande rio, que pode ser a fonte da água que usamos.
• Mude os hábitos dentro de casa: faça economia, aprendendo a usar a água de modo eficiente e estimule os outros a fazer o mesmo.
• Recicle o lixo. Separe itens como papel, vidro, alumínio, plástico do lixo orgânico comum. Converse com o síndico do seu condomínio sobre esse assunto.

É isso aí, pessoal. Essas e outras iniciativas são importantes para ajudar o planeta, que é a nossa casa. Apesar de o Dia Mundial do Meio Ambiente acontecer no dia 5 de junho, essa data deve ser lembrada durante o ano inteiro com ações de preservação ambiental. A mãe natureza agradece.

Anúncios
Esse post foi publicado em - planeta terra, Astronomia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s