Enquete: voltar à Lua ou ir a Marte?

Na imagem à esquerda, o astronauta da Apollo 11 Buzz Aldrin caminha sobre a superfície da lua. À direita, o robô Spirit, enviado pela Nasa para explorar Marte (crédito: NASA).

Qual será o futuro da pesquisa espacial? Voltar à Lua ou ir a Marte? Parece uma dúvida cruel, não é? Mas os próximos passos na exploração do universo dependerão de decisões estratégicas dos governos dos países com recursos suficientes para realizar tais façanhas.

Podemos dar uma ajudinha aos astronautas norte-americanos, ou aos cosmonautas russos, ou aos taikonautas chineses (alguém arrisca um outro país? Brasil? Índia?).

Então, responda a mais uma enquete do blog A Lua Tristonha e dê a sua contribuição para a exploração espacial:

Qual o próximo passo na exploração do espaço pelo homem?
a) Voltar à Lua;
b) Ir a Marte;
c) Nada disso. Os países ricos devem investir seus recursos no combate à fome e na defesa do meio-ambiente.

Anúncios
Esse post foi publicado em - enquetes, Diversão e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Enquete: voltar à Lua ou ir a Marte?

  1. Sybylla disse:

    A Lua seria um ótimo porto seguro para as operações espaciais pela curta distância da Terra. Seria o primeiro passo para Marte.

    Já sobre cortar os fundos de ciência e tecnologia para combater à fome e à pobreza, eu sugiro cortas as despesas com as forças armadas. Arthur C. Clarke em seu livro O Fim da Infância conta que a exigência dos alienígenas para manter contato era que as forças armadas fossem extintas e que os seres humanos soubessem o valor do respeito e da vida. Com isso toda fome e miséria do mundo acabaram. O que os países gastam com ciência e tecnologia é pouco frente ao desafio logístico de acabar com essas mazelas. Tanto que na crise mundial, a própria NASA aposentou os ônibus espaciais justamente pela falta de dinheiro para manter o programa. Fome não é falta de alimentos, é falta de acesso a ele, pois a produção daria para alimentar todo mundo e miséria hoje é causada por conflitos e por desigualdade social. Parar o avanço da ciência só vai piorar tudo.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s