O elevador espacial

Se você mora numa grande cidade, já deve ter subido em um elevador. A tendência hoje é verticalização. Com prédios cada vez mais altos, o elevador (ou ascensor) tornou-se um dos meios de transporte mais utilizados pelo homem moderno.

Você sabia que o primeiro elevador foi criado em Roma, no século I a.C., por um engenheiro chamado Vitrúvio? Era um sistema de transporte de carga vertical, com roldanas, e movido muitas vezes por força escrava.

O primeiro elevador elétrico foi construído por Werner von Siemens em 1880. No Brasil, o elevador mais antigo fica na cidade do Rio de Janeiro, no Castelo Mourisco, na fundação FIOCRUZ.

Imagem mostra um modelo antigo de elevador ou ascensor.

Mas a tecnologia avança e agora já se fala em elevador espacial. Anunciado em março de 2012, o projeto do elevador espacial é da empreiteira Obayashi – uma das maiores do Japão, responsável pela construção da nova Tokyo Sky Tree, uma torre de 634 metros de altura.

Atualmente, a única possibilidade de escapar da gravidade da Terra é através dos foguetes espacias. Mas os cientistas pretendem utilizar a resistência do carbono para revolucionar as viagens espaciais. Os nanotubos de carbono são minúsculas estruturas cilíndricas capazes de formar um cabo resistente e longo o bastante para chegar ao espaço.

A construção do elevador espacial está prevista para 2050. Dá pra levar até 30 passageiros numa velocidade média da subida de 220 km/h (igualzinho ao elevador do meu prédio!). O “último andar” será uma estação espacial localizada a 36 mil quilômetros da Terra.

Acoplado a um cabo de nanotubos de carbono, o elevador espacial usaria motores magnéticos para se locomover. Ao chegarem à estrutura construída no espaço, os viajantes ficariam hospedados em um hotel e teriam a chance de visitar laboratórios científicos. Saiba um pouco mais:

A CABO
O conceito de elevador espacial apresentado por uma empreiteira japonesa (Crédito: Isto É Independente)

Confira também o vídeo da History Channel sobre o elevador espacial:

O que achou da matéria? Eu gostei. Mas agora tenho que ir. Tenho uma reunião amanhã e preciso pegar logo o elevador aqui do prédio para não me atrasar.

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O elevador espacial

  1. Matheus Biagini Pereira disse:

    Isso não alteraria a rotação da terra?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s