25 de Julho – Dia do Escritor

O dia 25 de julho foi definido como Dia Nacional do Escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.

Muitos profissionais são verdadeiros escritores no dia-a-dia e nem se dão conta disso. Veja, por exemplo, o advogado, que conta os casos da vida ao juiz; ou o jornalista, que traz informação cotidiana à sociedade.

Mas escrever pode ser também um passatempo. Quantos jovens não constumam escrever em seus diários? Contam eles suas histórias, dúvidas e paixões em pequenas folhas de papel, que guardam para o resto da vida.

A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir o seu objetivo, que é informar ou encantar quem o lê.

Duas importantes instituições representam os escritores brasileiros: a Academia Brasileira de Letras – ABL, com sede no Rio de Janeiro; e a União Brasileira de Escritores – UBE, com sede em São Paulo. Em Pernambuco, a seccional da UBE-PE fica localizada na Rua Santana, nº 202, bairro de Casa Forte, Recife.

“Palavras ditas desaparecem ao vento mas aquilo que foi escrito fica para a eternidade”. (Rômulo Bourbon)

Feliz Dia do Escritor!

Anúncios
Esse post foi publicado em - outros, Literatura e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s