Marte à vista! Curiosity chega ao planeta vermelho

Jipe-robô Curiosity, da Nasa, tem como missão explorar o planeta Marte.

Marte à vista! O jipe-robô Curiosity (Curiosidade, em inglês), criado pela Nasa, pousou na superfície do planeta vermelho por volta das 2h33 (horário de Brasília) da segunda-feira, dia 6 de agosto de 2012.

O Curiosity é um verdadeiro laboratório móvel e deve passar dois anos pesquisando sinais de que o planeta Marte já teve condições de abrigar vida.

Os engenheiros e cientistas da Nasa comemoraram bastante o sucesso do pouso quando receberam sinais confirmando que o jipe-robô sobreviveu à perigosa descida no róseo céu marciano.

Controladores da Nasa comemoram sucesso do pouso da sonda Curiosity em Marte.

Após uma “rápida” viagem de oito meses e 566 milhões de quilômetros (“logo ali”), a sonda atingiu a atmosfera marciana a quase 21 mil quilômetros por hora – 17 vezes a velocidade do som (“igual a Rubinho Barrichello”).

Momentos após o pouso, o Curiosity enviou suas primeiras imagens do solo marciano. Numa delas, uma roda do veículo e a sombra do jipe apareciam à frente do terreno pedregoso.

Robô Curiosity faz primeiras imagens de Marte.

A operação de pouso foi considerada a mais complexa na história dos voos espaciais não-tripulados. Por causa da demora nas comunicações por rádio entre a Terra e Marte, todo o processo precisou ser autoguiado, sem a interferência dos técnicos.

Para reduzir sua velocidade, a sonda contou com um paraquedas especial, com uma mochila a jato e com um inédito “guindaste aéreo” que auxiliou no pouso, ocorrido na cratera Gale, no hemisfério sul marciano, perto do equador desse planeta.

Marte é o planeta mais parecido com a Terra, e os cientistas querem descobrir se ele teve no passado condições para abrigar vida microbiana. A missão, de 2,5 bilhões de dólares, marca o primeiro esforço de astrobiologia da Nasa desde as sondas Viking, na década de 1970.

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s