“Um salto para a eternidade” – morre Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua

O astronauta norte-americano Neil Armstrong: primeiro homem a pisar na Lua, em 1969.

“Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”. Essas foram as palavras do astronauta norte-americano Neil Armstrong ao pisar na Lua em 20 de julho de 1969. Mas, neste sábado, 25 de agosto de 2012, após 43 anos daquele feito histórico, Armstrong deu o seu salto para a eternidade.

Neil Armstrong morreu aos 82 anos, neste sábado (25), em Columbus, Estado de Ohio (EUA), após complicações de uma cirurgia no coração realizada no último dia 5 de agosto para desobstruir artérias.

“Estamos de coração partido por compartilhar a notícia de que Neil Armstrong morreu devido a complicações após a cirurgia cardíaca”, disse a família de Armstrong em comunicado obtido pela rede de televisão CNN.

Armstrong posa ao lado de sua foto no Museu Príncipe Felipe de Valencia, em julho de 2005 – Jose Jordan/AFP

“Neil foi um dos maiores heróis americanos, não somente de sua época, mas de todos os tempos. Quando ele e seus companheiros de bordo pousaram na Lua com a Apollo 11, em 1969, levaram consigo as aspirações de uma nação inteira”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O eterno comandante da missão Apollo 11 ficará lembrado como o astronauta mais famoso da história, o homem que desceu do Módulo Lunar Águia (Eagle) e deixou sua pegada no satélite natural da Terra.

Pegada de Neil Armstrong ao pisar na Lua, em 1969. É dele a célebre frase: “Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade”.

“É uma grande honra e um grande privilégio para nós estarmos aqui representando não apenas os Estados Unidos, mas homens de paz de todas as nações, com interesses e curiosidade e visão para o futuro”, disse Armstrong em conversa telefônica com o presidente americano Richard Nixon, enquanto estava na Lua.

Nascido em 5 de agosto de 1930, em Wapakoneta, Ohio (EUA), Armstrong foi piloto da Marinha e lutou na Guerra da Coreia (1950-1953). Em 1955, formou-se em engenharia aeronáutica e se tornou piloto civil da agência que precedeu a Nasa, a Naca (Conselho Nacional de Aeronáutica).

Armstrong comandou várias missões espaciais. Em 1966, na missão ‘Gemini 8’, ele e David Scott foram os astronautas que fizeram a primeira acoplagem de duas naves no espaço. Em 1969, ao lado de Buzz Aldrin e Michael Collins, comandou a mais importante missão do século XX: a ida do homem à Lua.

Neil Armstrong (esq), Michael Collins (centro) e Buzz Aldrin (dir): os astronautas que viajaram até a Lua, em 1969.

Michael Collins (esq), Neil Armstrong (centro) e Buzz Aldrin (dir): 30 anos depois da Missão Apollo 11. Foto tirada em 1999 – Jamal Wilson / Reuters.

“Estendemos nossas mais profundas condolências à Carol e a toda a família Armstrong pela morte de Neil. Ele fará muita falta”, afirmou Edwin “Buzz” Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua e ex-companheiro de Armstrong. “Ele foi o melhor, e eu vou sentir muito a sua falta.”, disse Michael Collins, terceiro astronauta da Apollo 11.

“Para aqueles que eventualmente perguntarem o que podem fazer pela memória de Neil, temos um pedido simples. Lembrar seu exemplo de serviço, comprometimento e modéstia. E da próxima vez que andarem pela rua em uma noite e olharem a Lua sorrindo para vocês, pensem em Neil e deem uma ‘piscadinha’ a ele” – comunicado oficial da família de Armstrong para as pessoas que o admiravam.

Charles Bolden, administrador da Nasa, resumiu bem o significado da morte do herói Armstrong: “Enquanto houver livros de história, Neil Armstrong estará neles, lembrado por dar o primeiro pequeno passo da humanidade em um mundo além do nosso”.

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s