A rara Lua Azul aparece nesta sexta-feira (31)

A data do fenômeno não influencia na cor da Lua, mas ela já ficou azul após alguns vulcões expelirem cinzas na atmosfera.

Neste dia, 31 de agosto de 2012, a “Lua Azul” irá aparecer no céu. Quem desperdiçar a oportunidade não irá presenciar o fenômeno até 31 de julho de 2015. Apesar do nome, a Lua não fica da cor azul, que só recebe esse nome devido à raridade de ser a segunda Lua cheia em um mesmo mês. Em agosto ela já apareceu no dia 1º.

A expressão em inglês “once in a Blue Moon” significa algo “raro”. Normalmente, as Luas cheias são separadas por 29 dias. Como a maioria dos meses tem 30 ou 31 dias, é possível que essas duas fases do satélite se encontrem no mesmo mês. Isso acontece a cada dois anos e meio, em média. A última vez que uma “Lua Azul” apareceu foi em 31 de dezembro de 2009.

Houve um tempo em que a Lua realmente ficou “azul”, em todas as suas fases. Segundo a Nasa, a agência espacial americana, em 1883, o vulcão indonésio Krakatoa entrou em erupção e encheu o céu de cinzas. As nuvens expelidas tinham partículas de aproximadamente 1 micron (a milionésima parte de um metro) de largura, que dissipavam luz vermelha e deixavam as outras passar.

Os raios de luz branca da Lua se tornavam azuis ou até verdes depois de emergir pelas nuvens de cinza, e a Lua de cor azul permaneceu assim por anos depois da atividade vulcânica. Isso também aconteceu em 1980, após a erupção do americano Monte Santa Helena; em 1983, com o mexicano El Chichon; e em 1991 com o filipino Monte Pinatubo.

Fonte:  National Geographic Brasil Online

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A rara Lua Azul aparece nesta sexta-feira (31)

  1. Julia Gomes disse:

    oi eu sou a filha do escritor eu me chamo Julia e eu tenho oito anos eu adorei o que meu papai escreveu e eu queria ter visto esse fenomeno interenssatisimo mas acabei perdendo a chance prometo que em 2015 eu nao perco essa chance maravilhosa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s