Ao Infinito e Além

Buzz Lightyear, o patrulheiro espacial do filme Toy Story.

“Ao infinito… E além!” – essa é a famosa frase de Buzz Lightyear, personagem do filme de animação da Disney, Toy Story. O boneco de brinquedo pensa que é um patrulheiro espacial com a missão defender o universo das forças do mal. Mas agora não iremos falar do Buzz e de suas aventuras. O assunto é a sonda espacial Voyager 1, que está a um passo de alcançar o infinito.

A nave Voyager 1 foi lançada pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, há 35 anos e está no limite do Sistema Solar, rumo ao espaço interestelar. A sonda carrega um disco com imagens e sons da Terra (“espero que não seja música do Michel Teló”), além de informações científicas. É como se fosse a mensagem na garrafa enviada pelo nosso planeta aos extraterrestres (“se é que eles existem”).

Imagem da sonda Voyager 1, da Nasa.

Mas os cientistas estão com uma “pequena” dúvida sobre a localização da Voyager 1. Será que ela está mesmo nas fronteiras do Sistema Solar? (“Estou começando a achar que houve um probleminha com a Voyager 1 na alfândega, ao tentar cruzar a fronteira”).

Os cientistas da Voyager 1 achavam que a nave já tinha se aproximado da heliopausa (“não é menopausa, tá?”), onde o vento solar encontra o vento interestelar (vindo do resto da Via Láctea). Mas ainda não há evidências de a Voyager se encontrar nos confins do Sistema Solar.

Se quiser saber mais sobre a missão Voyager 1, da Nasa, clique em http://voyager.jpl.nasa.gov/

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s