O Planeta Diamante

O diamante é uma das pedras preciosas mais valorizadas do mundo, um mineral raríssimo na natureza. É também o mais duro material natural e não pode ser riscado por nada, exceto por outro diamante. Os mais valiosos são os mais claros, seguidos pelos de coloração azul. Mas, e se existisse um planeta formado por diamantes?

No último dia 11 de outubro de 2012, astrônomos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, anunciaram a descoberta de um planeta formado em grande parte por diamante. O planeta rochoso chamado 55 Cancri-e orbita uma estrela como o sol, na constelação de câncer, e está se movendo tão rapidamente que um ano lá dura meras 18 horas.

Ilustração mostra a composição do ’55 Cancri-e’: superfície de grafite sobre uma grossa camada de diamante. Mais abaixo, uma concentração de silício e o núcleo de ferro líquido (Reuters)

Descoberto por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, o 55 Cancri-e é uma superterra, tem um raio equivalente ao dobro do nosso planeta e com massa oito vezes maior. Trata-se de um “exoplaneta”, porque está situado fora do sistema solar.

Planetas de diamante já foram vistos antes, mas esta é a primeira vez que um planeta foi visto orbitando uma estrela como o sol e estudado com tanta riqueza de detalhes.

“Ôba!!! Vou pra lá agora! Vou ficar ricaço! Nem preciso apostar na mega sena!”. Se você já está super animado com a descoberta e já quer fazer as malas para ir ao planeta 55 Cancri-e, prepara-se para a viagem, pois o exoplaneta fica há 40 anos-luz de distância da Terra (só um pouquinho longe, não é?).

“Não tem problema para mim! Já viajei o Brasil inteiro com meu carro. Vai ser fichinha!”. Ah, então você é o desbravador das estradas? Acostumado a longas distâncias, hein? Bom, quando você chegar lá, só vai encontrar um “calorzinho” de 1.648 graus celsius. Portanto, não esqueça de levar o filtro solar.

Anúncios
Esse post foi publicado em - universo e corpos celestes, Astronomia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s