O maior salto em queda livre da história: austríaco pula da estratosfera

O austríaco Felix Baumgartner quebra três recordes mundiais ao pular de uma cápsula a uma altura de 39.045 metros, em plena estratosfera

Você já saltou de pára-quedas? Já pulou de “bungee jumping”? Praticou saltos ornamentais? Esses saltos lhe parecem radicais? Não se você conhecer a façanha de Felix Baumgartner, um austríaco que, no dia 14 de outubro 2012, fez o maior salto em queda livre da história ao pular de uma cápsula a uma altura de 39.045 metros, em plena estratosfera.

Esse corajoso aventureiro quebrou três recordes mundiais com esse “pulinho”: além de ter sido o primeiro homem a superar a velocidade do som em queda livre e a realizar um salto partindo da estratosfera, atingindo uma velocidade de  1.342,8km/h, ele também esteve no voo de balão mais alto do mundo.

Para que Felix realizasse esse feito, ele se preparou durante cinco anos. Além do treinamento, também foram necessários um traje pressurizado e um balão com mais de 180 metros de altura para levá-lo até a estratosfera. “Às vezes é preciso ir muito alto para compreender quão pequenos somos”, concluiu Baumgarner.

Pular da estratosfera tornou o salto de pára-quedas “fichinha”? Nem tanto! O paraquedismo é praticado por desportistas (paraquedistas) que saltam de aeronaves, ou lugares fixos (BASE jumping), fazendo uso de um pára-quedas para diminuir a velocidade de queda.

Quatro pára-quedistas a fazer formações em queda livre, também uma forma de pára-quedismo.

Ok, você não é tão corajoso. Que tal, então, o Bungee jumping? Trata-se de um esporte radical que consiste em saltar para o vazio amarrado aos tornozelos ou cintura a uma corda elástica.

Bungee jumping: esporte radical.

Ainda com medo? O jeito é praticar saltos ornamentais ou saltos para a água, esporte que consiste em saltar de uma plataforma elevada ou trampolim em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda.

Saltos ornamentais.

O quê? Também não tem coragem? Que tal cama elástica, amarelinha, pula-corda? Você decide. O que importa é sentir seguro, não é?

A propósito, que tal conferir o vídeo do grande salto da estratosfera do austríaco Felix Baumgartner. Dá uma olhada:

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s