Novo traje espacial da Nasa se parece com o de Buzz Lightyear

13006340

Modelo posa com nova roupa da Nasa em Houston, no Texas.
Crédito: Enasa/PacificCoastNews/Honopix

Branco e verde-limão, o novo traje espacial da Nasa parece ter sido inspirado nas vestes de um famoso astronauta: Buzz Lightyear, da animação “Toy Story”.

Apesar da semelhança, a agência espacial americana não confirma de onde veio a ideia para a concepção do protótipo do traje.

O estilo da roupa, porém, é apenas um de seus aspectos que chama a atenção. As novidades do conjunto, na verdade, representam o maior salto na tecnologia de trajes espaciais desde 1998.

Flexível, o protótipo batizado de Z-1 foi desenhado para que os astronautas façam manobras de maneira mais confortável e tenham maior habilidade ao caminhar.

O traje usado atualmente pela Nasa para caminhadas no espaço, conhecido como EMU (unidade extraveicular de mobilidade, em inglês), foi desenhado para a construção da Estação Espacial Internacional. Uma versão anterior da roupa, porém, foi usada nas missões Apollo.

O objetivo agora era produzir uma roupa mais versátil que pudesse enfrentar qualquer missão. E, para onde quer que os astronautas possam ser enviados no futuro –como Marte–, a agência queria ter a certeza de que eles estarão protegidos contra a radiação, por exemplo.

Não há uma data para a estreia do Z-1, mas ele poderá ser usado a partir de 2015.

1615500

O personagem Buzz Lightyear, famoso patrulheiro espacial do filme Toy Story, da Disney-Pixar.

 COMO VESTIR

Uma das mudanças inclui a maneira de vestir o traje –é preciso abrir a parte de trás do capacete e entrar por ali.

Até então, os trajes da Nasa eram divididos em duas peças, enquanto os russos já usam a entrada pelo capacete desde 1977.

Isso resolve alguns dos problemas enfrentados pelos astronautas. Um deles é o uso de câmaras de ar comprimido para despressurização, um processo exaustivo. No entanto, com a nova “porta” de entrada e saída, a roupa pode ser fixada na parte de fora da espaçonave e o astronauta pode simplesmente entrar no traje ou sair dele.

Para testar a performance do traje, a Nasa levou astronautas para o deserto, onde eles executaram ações similares às que podem ser feitas no espaço, como coletar pedras no solo.

Um problema, porém, foi detectado: seu peso. O novo protótipo pesa cerca de 72 kg, contra 45 kg do modelo atual. Mesmo em Marte, onde a gravidade é um terço da Terra, esses quilinhos a mais podem fazer diferença.

E aí? O que você achou do novo traje dos astronautas da NASA? Gostou da inspiração no herói Buzz Lightyear, do Toy Story? Aproveite para rever algumas aventuras desse famoso patrulheiro espacial das telinhas do cinema. Acompanhe o vídeo:

Fonte: Folha de São Paulo – Seção “Ciência”, Das Agências de Notícias, publicado em 07/01/2013 – 04h02 – folha.uol.com.br

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s