Heliocentrismo x Geocentrismo x Egocentrismo

url

Heliocentrismo: teoria de Nicolau Copérnico, segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol.

Heliocentrismo é a teoria segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol. É como na foto acima. Novidade? Claro que não! Todo mundo sabe disso! Mas, uma dupla de matemáticos espanhóis parece discordar da teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

Pois é! Parece que todo cientista é meio maluco, mas, dessa vez, os espanhóis Juan Carlos Gorostizaga e Milenko Bernadic se superaram, e resolveram “ressuscitar” a velha ideia do Geocentrismo, teoria que defende que o Universo gira ao redor do nosso planeta Terra.

Para Gorostizaga e Bernadic, Copérnico não tinha razão ao defender o Heliocentrismo e dizer que o sol é o centro do sistema solar. Para eles, quem está com a razão é Aristóteles, que, na Grécia Antiga, defendia o Geocentrismo – ideia de que o Universo seria um enorme círculo finito, sendo que a Terra estaria no centro desse círculo.

5632_445412428862167_885915016_n

Geocentrismo: teoria de Aristóteles, segundo a qual a Terra é o centro do Universo.

Você sabia que, no século II d.C., um astrônomo, geógrafo e matemático chamado de Cláudio Ptolomeu, baseado na trigonometria, afirmava que ao redor da Terra giravam a Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno, exatamente nessa ordem?

Durante toda a Idade Média, o sistema geocêntrico foi defendido pelos estudiosos e somente com as ideias iluministas, o sistema geocêntrico começou a ser contestado, e depois foi substituido pelo modelo heliocêntrico.

Mas, voltando ao matemáticos espanhóis, você sabia que esses “doidões” afirmaram que o  Geocentrismo é uma visão cosmológica que foi esquecida injustamente? Eles acreditam que a Terra não se move, não orbita ao redor do Sol, mas, sim, o Sol que faz este movimento em torno do nosso planeta.

geocentricLg

Nos quadrinhos, aluno apresenta na feira de ciências da escola o modelo geocentrista, segundo o qual a Terra é o centro do universo. Seria esse garoto o Gorostizaga em sua infância? (risos)

Gorostizaga acredita que o modelo planetário correto é, com algumas modificações, aquele defendido pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, no qual os demais planetas orbitam em torno do Sol e este orbita em torno da Terra (Geocentrismo).

Mas, vamos deixar um pouco de lado essa história de Heliocentrismo e Geocentrismo. E quanto a você? Já ouviu falar de Egocentrismo? Pois saiba que é a característica daquela pessoa que considera que tudo gira ao seu redor.

egocentrismo

Egocentrismo: característica da pessoa que acha que tudo gira ao seu redor.

Normalmente, as crianças com cerca de 3 anos passam por esse período egocêntrico, perceptível naquelas horas chatas em que os pequeninos não querem dividir seu brinquedo com ninguém. Mas, olhe que tem muita gente grande por aí que se acha o centro do universo, viu?

O egocentrismo normalmente vem acompanhado de sentimentos negativos como o egoísmo e o narcisismo. Tais características são frequentemente vistas como antissociais e apenas isolam aqueles que assim se comportam.

O individualismo, sim, é característica natural do ser humano e está relacionado à capacidade de se reconhecer como pessoa única. Mas fazemos parte de um contexto maior – a família, o país, o planeta -, e devemos contribuir para o bem estar social, sem esquecer da nossa individualidade, que deve ser respeitada por todos.

Fonte: History, InfoEscola

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s