O lado oculto da lua

dark-side-of-the-moon_3487-l - CópiaVocê conhece alguém do tipo “misterioso”? Pode ser aquele cara caladão que não conversa com ninguém na escola, o parente esquisitão que não revela seus segredos para a família ou até mesmo aquela colega de trabalho super intimista e introvertida. E a Lua? Pois é. Ela também tem o seu “lado oculto”.

O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra.

Cara-oculta-luna

Na imagem, podemos ver o lado oculto da lua: face do satélite da Terra que não pode ser vista por nós ao observá-la daqui de nosso planeta.

O lado oculto da Lua não pode ser visto por nós aqui de nosso planeta devido ao fato de a translação e a rotação lunares possuírem o mesmo tempo de duração. É a chamada órbita síncrona.

Imagine alguém que chega com um presente escondido nas costas. Pode ser um buquê de flores do namorado para sua amada. Nesse caso, ele fará tudo para que ela não veja a surpresa. Enquanto ela gira em círculos tentando ver o que ele tem nas costas, ele gira também e faz com que ela não consiga ver o que tem escondido atrás dele. É mais ou menos o que a Lua faz (esconde seu lado oculto de nós).

brunette-com-presente-de-natal-escondido-thumb7123191

Você deve estar se perguntando: e o lado oculto da lua não recebe luz do sol? A resposta é que toda a superfície da Lua recebe iluminação do Sol, mas em períodos distintos, sendo que seu chamado lado escuro recebe luz durante a fase da lua nova.

A Lua fica totalmente escura apenas em períodos de eclipse total lunar, quando a sombra da Terra impede que os raios solares iluminem o satélite. Coloca-se, desta maneira, que a Lua na verdade é toda escura, uma vez que não tem luz própria. Toda face iluminada se deve à luz solar. O lado escuro é, na verdade, um lado não visível da Lua, observando da superfície terrestre.

jprn109l.jpgEste hemisfério oculto foi fotografado pela primeira vez pela sonda espacial soviética “Luna 3”, em 1959, e primeiramente observado por olhos humanos durante a missão Apollo 8 na órbita da Lua em 1968. O hemisfério possui diversas crateras, resultado de vários impactos na sua superfície.

Bom, agora que já sabemos mais sobre o lado oculto da lua, que tal revelar aquele segredinho que você está escondendo dos seus pais, hein? Muitas pessoas gostam de nós e estão prontas para ajudar. Basta ser transparente e deixar de lado esse “lado oculto” do seu dia-a-dia.

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O lado oculto da lua

  1. Gudiofor disse:

    Muito massa esse post !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s