O que aconteceria com a Terra se a Lua se afastasse?

earth and moon

Já parou para pensar o que seria da Terra se a Lua se afastasse dela? Seria um caos total! Pra começar, os dias seriam 48 vezes mais longos. Durante a noite, nosso planeta seria uma verdadeira geladeira gigante. Todo mundo morreria de frio. Ao longo do dia, o calor seria insuportável. No litoral, ventos violentíssimos de 200 km/h seriam meras brisas. Algum sinal de vida? Não! Não sobraria quase nada, a não ser bactérias e vermes super-resistentes.

Tudo isso mostra como a Terra é dependente de seu satélite natural, esse astro estéril de minerais que chamamos de Lua. Só para se ter uma ideia, antes de o satélite começar a orbitar nosso planeta, um dia durava algo entre seis e oito horas. De lá para cá, a interação com a Lua vem freando a rotação do planeta. Pela mecânica celestial, isso acontece conforme o satélite se afasta. E olha que ele já esteve bem perto, hein? Há mais de 4 bilhões de anos, estima-se que a Lua ficava a apenas 25 mil quilômetros da Terra – hoje, a distância é 15 vezes maior. Com essa fuga, a velocidade de rotação do planeta foi diminuindo aos poucos.

earth and moon_03

Em cerca de 3 bilhões de anos, a duração do dia já tinha saltado para 18 horas. E não pense que nosso dia de 24 horas vai durar para sempre. A Lua continua se distanciando – agora, a um ritmo mais rápido do que antes, a uma taxa de 3,8 centímetros por ano. Esse processo deve continuar até que o satélite esteja a 560 mil quilômetros de distância. Quando isso ocorrer, a rotação da Terra vai se estabilizar, os dias vão ter 1 152 horas e a vida por aqui será a bagunça que você leu no início do texto. Mas não se preocupe: primeiro, esse eterno fim dos tempos vai demorar pelo menos uns 4 bilhões de anos para acontecer. Segundo, esse cenário caótico provavelmente não vai ter testemunhas. Em cerca de 1 bilhão de anos, o Sol vai estar 10% mais quente. Isso já será suficiente para fritar qualquer forma de vida por aqui. Para acontecer o que você vê nestas páginas, só se a Lua se desgarrasse de uma vez só, do dia para a noite.

Ufa! Ainda bem que esse afastamento da Terra e da Lua vai demorar um bocado! Então, vamos aproveitar e apreciar essas lindas imagens de nosso planeta e de seu satélite natural.

Planets_Earth_And_Moon_3D_Model

Planeta Terra e a Lua em 3D

converted PNM file

Terra e Lua: belíssima imagem retrata o nosso planeta e o seu satélite natural.

02++view_of_earth_from_moon1

Vista da Terra a partir da Lua (crédito: NASA)

Fonte: mundoestranho.abril.com.br / Por Alexandre Versignassi / Acessado em 05/04/2013 às 13:00h.

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O que aconteceria com a Terra se a Lua se afastasse?

  1. Gudiofor disse:

    Tem um documentario do History que fala sobre isso esse aqui veja:
    Acho que é um desses não me recordo

  2. daniel disse:

    pelo menos não vamos estar aqui quando esse caos acontecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s