Índio quer apito mas também astronomia

1005181

Representação das estrelas na visão indígena (Foto: Ricardo Oliveira/Agência Fapeam)

No dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. Você deve estar se perguntando: o que índio tem a ver com astronomia? Muita coisa, meu caro.

Você sabia que os indígenas que habitam o Brasil relacionam as posições do Sol e de suas constelações com eventos meteorológicos, tais como períodos de chuva ou estiagem, de calor ou frio, dentre outros fenômenos da natureza?

charge do índio

O conhecimento a respeito dos astros permite aos indígenas a elaboração de seus calendários locais, que marcam as épocas de trabalhos agrícolas, vazante ou enchente de rios, floração, frutificação, reproduções de peixes e animais, festas, aparecimentos de doenças e procedimentos de proteção realizados pelos pajés.

De acordo com pesquisas realizadas com diversas etnias, sabe-se que, antes dos europeus chegarem ao Brasil, os indígenas já possuíam calendários solar, sideral e lunar. Eles sabiam, por exemplo, que a Lua é a principal causadora das marés. A propósito, eles também interpretam as constelações, hein?

7_Cultura_40_p58a68.indd

Você sabia que os índios brasileiros observavam astros e conheciam ciclos celestes? A gravura rupestre da figura abaixo, encontrada no município de Central (BA), deve ser um calendário solar, com 183 divisões, que representam os dias do ano (a serem contados duas vezes, no sentido horário e anti-horário, totalizando 366).

Calendário solar indígena

A gravura rupestre indígena localizada no município de Central (BA)

Abaixo, a constelação da Ema (Guyra Nuandu), que fica na região do céu ocupada pelas costelações ocidentais do Cruzeiro do Sul, da Mosca, do Centauro, do Escorpião, do Triângulo Austral e de Altar.

pag1831

A constelação da Ema (Guyra Nuandu). Fonte: http://fisica.ufpr.br/tupi

É isso aí, pessoal. Devemos respeitar os índios, com seus costumes e suas crenças, pois eles são nossos antepassados e muito contribuíram para que o Brasil se tornasse o grande país que é atualmente.

00015

Fonte: USP

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s