Saturno: o senhor dos anéis

saturno

Charge de Saturno. Crédito: Canal Kids

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Só perde para o grandalhão Júpiter. A contar do sol, Saturno é o sexto planeta, localizado entre Júpiter e Urano. Também é considerado por muitos o mais belo planeta, devido ao sistema de anéis que o rodeia. Vamos aprender um pouquinho mais?

Saturno é um planeta gasoso, assim como Júpiter, Urano e Netuno. Você sabia que são classificados como gasosos certos planetas de grandes dimensões, compostos geralmente dos gases hidrogênio e hélio? Aliás, são bem diferentes dos planetas rochosos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. “Não vá pensando que os planetas gasosos soltam gases, hein?”

cartoon070809Saturno é o planeta de menor densidade do Sistema Solar. Você sabia que a densidade dele é menor que a da água? Imagine que, se existisse um imenso oceano, Saturno flutuaria nele.

SATURN FLOATING IN THE SEA-CARTOONGalileu Galilei foi quem primeiro observou o anéis de Saturno, mas imaginava que eram pequenos satélites. Pudera! Seu telescópio não era moderno como os de hoje. Na verdade, os anéis de Saturno são formados por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso. “Aliás, como seria Saturno se fosse homem ou mulher?”

Saturno como mulher casada:

Saturno anéis

Saturno como homem casado:

Saturno anel

Intrigas à parte, você sabia que Saturno é rápido para rodopiar em torno de si mesmo, mas lento para dar uma voltinha ao redor do sol? Pois é! Saturno gasta pouco mais de 10 horas para fazer o seu movimento de rotação; mas segue “a passos de tartaruga” em seu movimento de translação, que dura quase 30 anos.

Saturno tem 18 satélites (ou Luas, se assim preferir). É o planeta com mais satélites do sistema solar. A maior de todas as luas de Saturno se chama Titã, com 5.150 km de diâmetro. “Se as luas fossem cachorros, Saturno teria um bocado de trabalho para levá-las a um passeio”.

pets

Saturno é totalmente gasoso, composto quase totalmente por gás hidrogênio (ok, tem um pouquinho de gás hélio também). Na superfície do planeta formam-se violentos furacões, com ventos que atingem 1.800 km/h (“precisa de ventilador?”). A propósito, em Saturno faz um frio de rachar, uns 125 graus negativos (“liga o aquecedor, mãe!”).

charge

Você sabia que é possível ver Saturno pelo telescópio? Mas não se empolgue muito, ok? Olhando aqui da Terra, só dá pra ver uma bolinha bem pequenina e um anelzinho em volta!

Saturno visto do telescópio

Hehe! Não era a imagem que a gente queria ver né? Mas, tem que se contentar, pois só dá pra ver Saturno pequenino desse jeito mesmo! Na realidade, se você quiser ver o planeta bem direitinho, só com uma ajudinha da Nasa, hein?  A foto abaixo foi tirada pela sonda Cassini, em 23 de julho de 2008.

Saturno visto pela sonda Cassini, da Nasa

Foto registrada pela sonda Cassini, da Nasa, em 23 de julho de 2008. Crédito: NASA / JPL / Space Science Institute

Poderíamos dizer que Saturno é o Senhor dos Anéis? Ok, para não criar confusão, digamos que não há senhor dos anéis, mas “Senhoras dos Anéis”… afinal de contas, é impossível que alguém goste mais de anéis do que as vaidosas mulheres do nosso planeta.

desejo-aneis

A propósito, alguém sabe o que a série “O Senhor dos Anéis” tem a ver com Saturno? …

o-senhor-dos-aneis-1… Nada!

Até a próxima, astronautas!

Fontes: Atlas de Astronomia (ed. FTD, 2007), Brasil Escola, InfoEscola, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Centro de Física Teórica e Computacional de Lisboa.

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Saturno: o senhor dos anéis

  1. João disse:

    Com relação a saturno na verdade depende muito do telescópio em uso, pois o que eu tenho é um celestron de 70 milimetros que é considerado um telescópio de pequeno porte e simples e a imagem que ele me proporciona é bem melhor do que esse pequeno que ai aparece!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s