O Menino da Terra, de Ziraldo

O Menino da Terra, de Ziraldo“Alguns amigos que leram os originais deste livro me perguntaram por que o meu menino da Terra é da raça amarela. Eu explico: se um marciano, por exemplo, fosse fazer essa coleção que estou fazendo, mostrando um menino de cada planeta, como seria, para ele, o menino da Terra? Que critério ele usaria para escolher o personagem? Ele iria dizer: ‘Vou pela maioria. E perguntaria: A maioria dos meninos da Terra de que raça é? Branca? Negra? Amarela?’. Pois é isto: fiz a escolha do marciano” (Ziraldo).

O Menino da Terra é uma obra de Ziraldo (o criador de “O Menino Maluquinho”), lançada pela editora Melhoramentos, em 2010.

O livro é o terceiro da série “Os Meninos do Espaço”, que começou com a história “O Menino da Lua” e se encerrará com a saga “O Menino do Sol”. A ideia é lançar um livro por ano, e a série tem – como afirma Ziraldo – a intenção de garantir ao autor mais dez anos de vida, pois escrevê-la o impedirá de subir para o Espaço antes que ela termine…

Os Meninos do Espaço, de Ziraldo.

Chegou um tempo no futuro ainda distante – além do milésimo século – em que os habitantes da Terra tinha alcançado o maior progresso possível. Os seres humanos haviam criado tudo para seu conforto, mas tinham que fabricar máscaras para respirar o ar da Terra.

A Terra havia se transformado em uma enorme bola marrom, sem água, sem ar, completamente arrasada. O Menino da Terra era o Nan (menino, em chinês). Seu presente de aniversário foi uma nave espacial completa, feita com a ajuda do pai. Nan deveria sair voando pelo Espaço até encontrar um planeta verde. E ele partiu.

imagem-menino-da-terra_ziraldoNan voou, então, para além, muito além da Via Láctea; ultrapassou as nuvens de Magalhães, ultrapassou Andrômeda e tantas outras galáxias que nem deu pra contar. Viu outros sóis, contornou planetas de outros sistemas, enfrentou todas as tempestades espaciais, fugiu de buracos negros, viu nascer e morrer estrelas e não cessou de buscar.

menuSerá que Nan conseguiu, finalmente, encontrar o tão sonhado Planeta Verde? Será que ele viveria num mundo onde não houvesse poluição, de verdes planícies e coberto de flores? E o pai de Nan? Teria ficado na Terra destruída?

Para saber, corra até a livraria! Você vai se emocionar com essa história criada por Ziraldo, um dos maiores autores brasileiros de literatura infanto-juvenil. A propósito, vale a pena conferir também “O Menino da Lua“, que postamos em nosso blog A Lua Tristonha. Até a próxima!

Anúncios
Esse post foi publicado em - outros, Literatura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s