Kirobo, o robô astronauta

26jun2013---o-robo-kibo-apresentado-em-toquio-por-integrantes-do-projeto-kirobo-sera-enviado-ao-espaco-para-se-comunicar-com-astronautas-sua-primeira-viagem-esta-marcada-para-4-de-agosto-quando-um-1372259889419_700x500

Kirobo, o primeiro robô astronauta.

“Oi, eu sou Kirobo. Eu sou um robô astronauta. Prazer em conhecê-lo!”. Essas são as palavras de Kirobo, o primeiro robô astronauta. Na verdade, essa é a tradução do que diz o robozinho japonês: “こんにちは、私はKiroboよ。私は、ロボット宇宙飛行士です。はじめまして” (putz!).

Kirobo, um pequeno robô com 34 centímetros de altura e pesando cerca de 1 quilo, foi lançado do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, no domingo (4 de agosto de 2013). Sua missão é ir até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para testar como as máquinas podem ajudar os astronautas com seu trabalho.

kibo02

Kirobo, o primeiro robô astronauta, reconhece pessoas e pode conversar conosco. É o primeiro robozinho falante a conquistar o espaço.

Kirobo foi desenvolvido em conjunto pela Universidade de Tóquio, a Toyota Motor Corp. e a Dentsu Inc. Ele irá chegar à ISS na sexta-feira (9) e vai ficar no espaço até o final de 2014.

Kirobo é equipado com tecnologia de voz e de reconhecimento facial. Em outras palavras, ele reconhece e fala com as pessoas. E você que imaginava que a interação entre robôs e humanos era algo futurista, como nos filmes de ficção científica?

robo_falante

C-3PO: robô do filme “GUERRA NAS ESTRELAS”.

Kirobo irá protagonizar as primeiras conversas entre robôs e humanos no espaço! O principal interlocutor de Kirobo será o astronauta japonês Koichi Wakata, que deverá assumir o comando da ISS em março de 2014.

O nome Kirobo é uma combinação da palavra japonesa “kibo”, que significa “esperança”, e “robô”. Confira o vídeo de apresentação de Kirobo:

Enfim, nós, humanos, esperamos que Kirobo tenha sorte em sua missão! “E, nós, robôs, também!”.

Wall_E_by_MrCanavan

EVA e WALL-E: robôs do filme WALL-E.

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s