Chuva de Meteoros Perseidas

meteoros

Chuva de meteoros associados ao cometa Swift-Tuttle pôde ser vista na região central da Grécia, na madrugada deste sábado (10). meteoros queimam na atmosfera da Terra (Foto: Petros Giannakouris/AP)

Chuva de meteoros???? Quando? Onde? Será que existe um guarda-chuvas ou um capacete reforçado por aí?  Calma, pois a anual chuva de meteoros Perseidas, conhecida popularmente como “lágrimas de San Lorenzo“, não irá atingir a sua cabeça.

A chuva de meteoros Perseidas  alcançará sua intensidade máxima às 2h da manhã desta terça-feira (13 de agosto) e poderá começar a ser vista com maior clareza quando seu ponto radiante, na direção norte, sair sobre o horizonte.

A propósito, você sabe porque não devemos nos preocupar com o meteoro, e, sim, com o meteorito? Numa rápida explicação, a maioria dos meteoros são grãos de poeira que saíram de cometas (no caso das Perseidas, os meteoros são associados ao cometa Swift-Tuttle).

Swift-Tuttle

cometa Swift-Tuttle

Assim, quando os meteoros entram na atmosfera da Terra, essas pedras queimam em contato com os gases do ar, formando um rastro de luz – as populares estrelas cadentes.

Casal_olhando_estrela_cadente_

Estrela cadente não é estrela que cai, mas meteoro que cruza nossa atmosfera.

Já os meteoritos são mais perigosos, pois eles são meteoros que não se desintegram totalmente no choque com a atmosfera, ou seja, eles atingem nossa superfície (caem no chão!). Os meteoritos, podem, sim, atingir nossas cabeças, nossas casas, nossos carros… Xiiiiii!).

gmin196l

Ilustração mostra chuva de meteoritos.

Será possível observar a chuva de meteoros Perseidas durante toda a noite, mas é a partir do nascimento da constelação de Perseu que mais meteoros vão poder ser visualizados. Por hora, será possível ver de 10 a 15 meteoros.

Isso ocorre porque, a cada ano, a Terra cruza a órbita do cometa Swift-Tuttle, que passou próximo do Sol pela última vez em 1992. Hum! É provável que um E.T. maluco não saiba “pilotar” bem esse cometa, por isso os pedacinhos dele ficam caindo por aí (risos).

stock-photo-cartoon-art-of-an-alien-character-riding-on-comet-9679696

Pois é, galera! Resumindo: as estrelas cadentes são pequenas partículas de pó de diferentes tamanhos – algumas menores que grãos de areia –, deixadas pelos cometas ao longo de suas órbitas ao redor do Sol.

1294690563880215450shooting star-hi

Já pensou se fosse mesmo uma estrela que caísse na Terra? Lembre-se de como é gigantesco o nosso sol! Se ele caísse mesmo por aqui entre nós faria um estrago e tanto! Só sei de uma coisa: o nome estrela cadente é bem mais poético – convenhamos. Até porque falar em ‘pedras’ cadentes não soa muito bem, né?

Vamos explicar um pouco mais. Quando um cometa se aproxima de regiões interiores do Sistema Solar (onde ficam os planetas terrestres: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), seu núcleo formado por gelo e rochas se sublima pela ação da radiação solar.

comet

Assim, o cometa gera sua característica cauda de pó e gás, e a corrente de partículas resultante se dispersa pela órbita do cometa e é atravessada todos os anos pela Terra em seu percurso ao redor do Sol.

É nesse encontro, quando as partículas de pó se desintegram ao entrar em grande velocidade na atmosfera terrestre, que os conhecidos traços luminosos recebem o nome científico de meteoros.

Ficamos por aqui, galera! Apreciem esse evento astronômico com seus telescópios. E, só pra aquecer, que tal ver algumas imagens fantásticas da chuva de meteoros Perseidas? Até a próxima!

meteoro3

Imagem feita após longa exposição mostra ‘chuva de meteoros’ atrás de árvore (Foto: Amir Cohen/Reuters)

perseidas

Meteoros observados em 12 de agosto de 2008 nos EUA (Foto: Ethan Miller/Getty Images North America/AFP)

meteoro-reuters2-620

Perseidas sobre Stonehenge, na planície de Salisbury, ao sul da Inglaterra (Foto: Doherty Kieran/Reuters)

Anúncios
Esse post foi publicado em - sistema solar: planetas e astros, Astronomia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s