Astrônomos brasileiros identificam o ‘Sol’ mais velho já visto

imagePois é. Brasileiro é bom no que faz e ama. Uma equipe internacional liderada por astrônomos da USP (Universidade de São Paulo) anunciou, em 28 de agosto de 2013, ter identificado o ‘Sol’ mais velho já visto: HIP 102152, estrela com massa e composição química similar ao Sol.

The-sun-cartoonSegundo os pesquisadores da USP, a “descoberta revolucionária” também é importante porque a estrela é uma potencial hospedeira de planetas semelhantes à Terra, tanto por sua química solar, quanto pela ausência de planetas gigantes na zona planetária.

magnificence-solar-system-cartoonSituada a 250 anos-luz de distância da Terra, na constelação do Capricórnio, a HIP 102152 é estrela mais parecida com o Sol do que qualquer outra, mesmo com 8,2 bilhões de anos de idade, quase o dobro do nosso Sol, estimado em 4,6 bilhões de anos. Isso significa que a gêmea solar nos mostra como o nosso astro ficará quando envelhecer. P.S.: esse nomezinho “HIP” parece com hippie, né?

hippieA pesquisa, que será publicada em breve no periódico Astrophysical Journal Letters, utilizou dados do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) de estrelas similares ao Sol, mas de diferentes idades, obtidos pelo telescópio VLT (Very Large Telescope), no Norte do Chile. P.S.: esse sol deve estar se perguntando: ‘quem disse que sou velho, hein?

images“Há décadas que os astrônomos procuram estrelas gêmeas do Sol, para conhecer melhor a nossa própria estrela, que é responsável por toda a vida no nosso planeta. No entanto, têm sido encontradas muito poucas, desde que a primeira foi descoberta em 1997”, destaca Jorge Melendez, da USP, sobre a importância do estudo que coordenou.

Fonte: UOL Notícias CIÊNCIA

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s