Voyager 1 cruza limite do Sistema Solar e chega ao espaço interestelar

voyager-fora-sistema-solar-div

O sinal da Voyager, a quase 19 bilhões de quilômetros da Terra, foi captado por radiotelescópios. Na imagem, a sonda se resume a um longínquo ponto azul.
Foto: NRAO/AUI/NSF / Divulgação

Você sabia que a  sonda Voyager 1, lançada da Terra em 1977, é o primeiro objeto feito por humanos a deixar o Sistema Solar? Ela agora está fora da influência do Sol, em meio ao espaço interestelar.

Há 36 anos vagando pelo espaço, a Voyager 1 está hoje a 19 bilhões de quilômetros do Sol. Peraí! Tudo isso??! Pois é, pessoal! Os cientistas chegaram a essa conclusão a partir da análise de informações enviadas pela sonda e foram reunidas na edição do dia 12 de setembro de 2013 da revista Science.

Voyager 1Bem longe, não é? E você ainda reclama da distância de sua casa até a escola… Se bem que, com o engarrafamento, fica parecendo mais distante ainda, né? Dá até vontade de ter um “carro avião” ou algo desse tipo.

charge-engarrafamento-PBMas, voltando ao assunto da Voyager 1… A verdade é que os cientistas, em março de 2013, já desconfiavam que a Voyager 1 já estava pra lá de longe do sistema solar, no abismo cósmico além dos confins do universo, mas não conseguiram confirmada nada na época.

Mas agora a história é outra! Pois informações obtidas pela Nasa – a agência espacial americana – comprovam que a Voyager 1 tem viajado há cerca de um ano através de plasma (gás ionizado), presente no espaço entre as estrelas.

Voyager tédioA Voyager 1 viajou tanto, tanto, tanto… Foram 36 anos de uma longa viagem. Que tédio, hein? Hum, será que houve muitas aventuras por aí? Veja o desenho de animação que mostra algumas “possíveis” aventuras desta sonda espacial, que é o objeto que mais viajou para mundos distantes da história da humanidade! Veja abaixo:

Pois é, galera! A sonda espacial americana Voyager 1 é o primeiro veículo a iniciar a jornada pelo espaço profundo. A Voyager 2 está logo atrás, mas ainda falta um bom tempo para que ela também saia do nosso “bairro” Sistema Solar, pois ela está atualmente a 15 bilhões de quilômetros do Sol.

As sondas Voyager 1 e 2 revelaram numerosos detalhes dos anéis de Saturno e permitiram descobrir os anéis de Júpiter. Também transmitiram as primeiras imagens precisas dos anéis de Urano e de Netuno.

Mas, sem dúvida, o feito mais importante foi ultrapassar as fronteiras do sistema solar. Saiba mais sobre a missão nesse quadro:

voyager quadroQuando a Voyager ainda viajava por nosso sistema solar, Carl Sagan narrou sua trajetória: “A espaçonave estava bem longe de casa. Eu pensei que seria uma boa idéia, logo depois de Saturno, fazer ela dar uma ultima olhada em direção de casa. De Saturno, a Terra apareceria muito pequena para a Voyager apanhar qualquer detalhe, nosso planeta seria apenas um ponto de luz, um “pixel” solitário, dificilmente distinguível de muitos outros pontos de luz que a Voyager avistaria: Planetas vizinhos, sóis distantes.”.

E agora? O que será que a Voyager 1 vai nos mostrar? O que será que ela vai descobrir? Quais os segredos que irá nos revelar? Só o tempo nos dirá.

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s