Planetas habitáveis podem ser comuns

kepler-62

Você sabia que pode haver um montão de planetas com condições de abrigar vida? Na verdade, há muitos milhões de “Terras”. Pois é, pessoal! Cientistas norte-americanos revelaram que, das estrelas parecidas com o Sol, um quinto delas tem planetas habitáveis. E a estrela mais próxima com planeta habitável está a 12 anos luz… Pertinho, né?

Por exemplo, a foto lá de cima é do Kepler-62, um planeta do tamanho da Terra na zona habitável de uma estrela menor e mais fria do que o Sol, a 1.200 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra.

Para ser definido como “habitável”, um planeta precisa ter tamanho semelhante ao da Terra e temperatura na superfície com condições de ter água na forma líquida. Que tal um piscinão do tamanho de um planeta?

water planets 1920x1080 wallpaper_www.wallmay.net_70O estudo foi baseado em análises de observações do telescópio espacial Kepler, da Agência Espacial Americana (Nasa), que têm o objetivo de apontar quantas estrelas, das 100 bilhões desta galáxia, têm planetas potencialmente habitáveis.

Os cientistas revelaram que todos os planetas habitáveis estão ao redor das estrelas K, mais frias e menores do que o Sol. Mas a análise dos astrônomos mostra que os resultados das estrelas K podem ser extrapolados para as estrelas G, que são como o Sol.

SunEarthJá tem até planeta descoberto pelo Kepler que tem tamanho e densidade semelhantes aos da Terra e provavelmente é formado por rochas e ferro.

Que legal! Quer dizer que, se a Terra não tiver mais condições de abrigar vida, é “fácil” resolver a situação: basta fazer as malas, pegar uma nave espacial e viajar por 12 anos luz até encontrar uma estrela semelhante ao Sol com um planeta habitável em sua órbita. Simples assim!

turismo_espacialFonte: G1

Anúncios
Esse post foi publicado em - exploração espacial, Astronomia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s