Marcos Pontes na inauguração de observatório em Pernambuco

20131119002132440562o

Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, dá palestra a estudantes, durante inauguração de observatório astronômico em Pernambuco.

Nesta segunda-feira, 18 de novembro de 2013, o Estado de Pernambuco foi destaque na astronomia. Um ilustre visitante, Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, esteve presente na inauguração de um observatório astronômico no Engenho Moreno, zona rural da cidade de Ferreiros.

O nosso astronauta ministrou palestra para estudantes durante a primeira visita ao observatório particular, denominado Observatório Astronômico Monte Saturno, que pertence ao professor de matemática da rede pública do Recife, Walter Pessoa.  Alunos de várias escolas da Região Metropolitana estiveram presentes na inauguração.

 O observatório foi uma iniciativa própria, ou seja, não contou com o apoio de prefeituras ou do governo do estado. O local escolhido, segundo Walter Pessoa, foi por causa do isolamento e melhores condições de analisar o céu.

20131119002106115185o

Walter teve a ideia de construir o observatório para facilitar o ensino da matemática através da astronomia. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

A ideia nasceu depois que o professor soube da predisposição do Estado para a astronomia. “Quando eu descobri a história da astronomia de Pernambuco, descobri que temos um potencial muito grande. Pernambuco foi o primeiro local nas Américas em que chegou um telescópio, por exemplo. Essa informação não existe na escola”, afirmou Pessoa.

Para o astronauta Marcos Pontes, a importância de iniciativas como a do professor Walter valem para a educação como um todo e contribuem para o despertar dos estudantes para as áreas da ciência e tecnologia.

20131119002051800815u

Estudantes poderão observar os planetas e as estrelas todos os fins de semana. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

“Eu acredito muito, mas muito mesmo na ciência como a base dentro da educação, para dar motivação para os jovens. A educação é o caminho para realizar seus sonhos e ter sucesso na vida, gosto muito de enfatizar esse ponto. Quem me conhece sabe que eu sou meio obcecado por educação e, de certa forma, sou mesmo” afirmou Pontes em entrevista ao G1. “Para mim, é sempre um prazer muito grande poder participar de eventos como esse”, completou.

Fontes:

Diário de Pernambuco

G1

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s