Brasil: o País da astronomia?

satelite_cbersGalera, temos uma notícia desanimadora para a astronomia brasileira: em 9 de dezembro de 2013, foi confirmado o fracasso no lançamento do satélite Cbers-3, construído numa parceria entre Brasil e China.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o satélite não foi posicionado na órbita certa. E… caiu. 😞Falha nossa! Afinal de contas, “HERRAR É UMANO“! Putz!

Falha-Nossa-400x286O satélite Cbers-3, mistura de “Xing Ling” com “Brazuca“, foi lançado na madrugada de segunda-feira (9 de dezembro) da base chinesa de Taiyuan. Mas o pobrezinho caiu! 😞 Engenheiros chineses estão avaliando as causas do problema e qual o local da queda do satélite.

E olhe que esse danado desse satélite Cbers-3 custou caro para o Brasil, hein? Foi gasto pelo governo brasileiro um total de R$ 160 milhões. Pois é! Depois do “Bolsa Família“, temos agora o “Bolsa Universo“. Mas este ainda está longe de dar certo!

Bolsa-Familia-1O foguete Longa Marcha 4B decolou normalmente, levando o satélite Cbers-3. Todas as etapas do lançamento foram seguidas. Tudo parecia tranquilo, tranquilo… Mas, a missão do Brasil e da China não vingou. Não foi dessa vez! Que pena! 😣

O Cbers-3 tinha por missão coletar imagens de atividades agrícolas e contribuir com o monitoramento da Amazônia, auxiliando no combate de desmatamentos ilegais e queimadas.

Charge_desmatamento_Amaznia

Já foram lançados antes o Cbers-1 e Cbers-2, mas eles já não funcionam mais. O Cbers-3 iria substituir o vazio deixado pelo Cbers-2. Mas, pelo jeito, o vazio vai ficar por um mais um tempo. 😁

Foi marcada uma reunião na China para discutir as causas da falha no lançamento e decidir quais os próximos passos.

Mas não podemos perder as esperanças, pois somos brasileiros e não desistimos nunca! Um dia, quem sabe, o Brasil passará a ser conhecido não como “O País do Futebol”, mas como o “País da Astronomia.

153159708Fonte: G1

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s