Dia nacional do leitor

leitura-criancas-lendo-ilustracao-300x2537 de janeiro é o Dia Nacional do Leitor! A leitura é uma das principais fontes de conhecimento. Porém, em recente pesquisa feita pelo IBOPE e pela Fundação Pró-Livro, vemos que o número de leitores no Brasil apresentou uma queda de 5%. Em 2007, o país tinha 95,6 milhões de leitores. Já em 2011, o número caiu para 88,2 milhões, isto é, de 55% da população para 50%.

Atualmente, as mulheres estão lendo mais do que os homens. Elas são maioria entre as pessoas com o hábito de ler pelo menos um livro a cada três meses (57%). As faixas etárias com mais leitores são entre 30 e 39 anos (16% do total); depois, vem os leitores entre 5 e 10 anos (14%); e, por último, os leitores entre 18 e 24 anos (14%).

graficoleitura1

A queda do número de leitores foi apontada em todas as regiões brasileiras, com exceção do Nordeste, que ganhou um milhão de leitores entre 2007 e 2011, onde a leitura subiu de 50% para 51%. Hoje, 29% de todos os leitores brasileiros vivem nesses estados, contra 25% em 2007.

4NORDESTE

A Região Nordeste do Brasil foi a única que apresentou crescimento no número de leitores, entre 2007 e 2011, segundo pesquisa do IBOPE e da Fundação Pró-Livro.

Por outro lado, no Sudeste, o número de leitores caiu de 59% para 50% do total da população e hoje responde por 43% do total de leitores. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul vivem 8%, 8% e 13% dos leitores brasileiros, respectivamente.

Os leitores brasileiros leram em média 1,85 livro nos três meses anteriores à pesquisa, número menor que a média de 2007 (2,4). “Estamos lendo pouco, hein?”

i358310Para a escritora Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras, uma das razões da pouca leitura é que o ambiente doméstico está deixando de ser a maior influência na formação de leitores.

Os textos escolares são lidos com maior frequência: 44% dos leitores que leem esse tipo de texto o fazem todos os dias, e outros 44% afirmaram que leem textos escolares de vez em quando.

O livro no formato tradicional vem perdendo espaço para os outros suportes. Os leitores de textos na internet afirmaram que têm o hábito de usar esse suporte com frequência: 38% o fazem todos os dias e 42% de vez em quando.

charge

Por outro lado, quase metade dos leitores (46%) que afirmaram ler livros em geral (ou seja, os que não são indicados pela escola, nem são jornais ou revistas) admitiram que cultivam esse hábito apenas uma vez por mês. Apenas 21% dessa faixa de entrevistados disse que lê livros em geral diariamente.

f8edeaa1-0438-48d4-8c71-cbe30d3ffc8b

Ainda que o resultado da pesquisa tenha mostrado o enfraquecimento do hábito de leitura no país, os brasileiros se mostraram mais otimistas: 49% deles afirmou que atualmente lê mais do que no passado, e 28% admitiu que vem perdendo este costume. Outros 20% disseram que não aumentaram nem diminuíram o hobby de ler livros, jornais, revistas ou textos na internet.

Enfim, precisamos ler mais, pois a leitura dá asas à nossa imaginação!

livro-virandopassaro

capa-o-gosto-de-lerAliás, você sabe qual a anatomia de um leitor? Ele tem “olhos”, para ver pistas nas imagens e palavras; ele tem “mente curiosa”, para pensar nas ideias dos livros; ele tem “boca”, para ler com a expressividade de um contador; ele tem “ouvidos”, para escutar o que os outros pensam; ele tem “mãos”, para cuidar os livros com carinho; ele tem “coração”, para se unir às histórias; e ele tem “livros, livros, muitos e muitos livros”.

421481_395396800497651_1017564488_n

Você sabe quais os dez motivos para se ler um livro? Olha aí:

10 motivos para ler livrosPois é! “Ler é como ver um filme. Só que, lendo, você pode inventar coisas muito mais bonitas do que um filme pode mostrar”.

MENINO MALUQUINHOEnfim, um bom dia do leitor para todos! A propósito, comemore esse dia… lendo! Até a próxima!

Dia do leitor

Anúncios
Esse post foi publicado em - outros, Literatura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s