Conheça os principais eventos astronômicos de 2014

eventos astronomigos.Para os apaixonados por astronomia, aí vai uma dica importante! Estamos divulgando o calendário com os principais eventos astronômicos previstos para 2014. São eclipses lunares e solares, além de chuvas de meteoros, conjunções planetárias e oposições de planetas. Vamos conferir?

1- Eclipse total da Lua

fMQ0hmpgSIm0DZisfoZaUm dos espetáculos mais bonitos esperados para este ano é o eclipse total da Lua, previsto para 15 de abril. A Lua vai entrar na região de sombra feita pela Terra, desaparecendo completamente do céu (p.s.: vai brincar de “esconde-esconde”). O evento poderá ser observado em todo o Brasil. Mas, é preciso acordar bem cedo, pois o eclipse vai começar às 3h da manhã.

Já no dia 8 de outubro haverá outro eclipse total da Lua. Mas este terá início quando o dia estiver clareando, às 6 da manhã. A maioria das pessoas não irá ver o evento, mas só em alguns Estados, especialmente do Norte. “Snif, snif. Que peninha”.

2- Eclipses solares

cool-cartoon-322462Dois eclipses solares estão previstos para 2014, mas eles poderão ser conferidos no Brasil apenas por fotos! “Xiiiii!”. Só foto?! Ninguém merece!”. O primeiro eclipse vai escurecer o céu da Austrália em pleno dia, em 29 de abril. Será um eclipse anular, fenômeno em que a Lua entra na frente do Sol e não o cobre totalmente, deixando um anel de luz ao seu redor.

O segundo eclipse solar, em 23 de outubro, será parcial, quando a Lua não fica exatamente na frente dele, e poderá ser visto apenas no Oceano Pacífico e no Alasca.

3- Chuva de meteoros

165740689Esses fenômenos anuais acontecem quando a Terra atravessa uma região que já foi (ou ainda é) trajeto de um cometa. Isso porque, ao se aproximar do Sol, o cometa perde matéria e deixa um rastro pelo caminho. Quando essa matéria entra na atmosfera da Terra e queima, ela se torna uma chuva de meteoros.

Os principais episódios vistos do Brasil serão Eta Aquarídeos, em 5 de maio; Delta Aquiarídeos, em 28 de julho; Orionídeos, em 22 de outubro; e Geminídeos, em 13 de dezembro. O fenômeno é visível a partir da meia-noite – antes do amanhecer é o melhor horário para avistá-lo – sempre na direção Leste.

Mas é preciso olhar para o céu bastante tempo para avistar as chuvas, pois os meteoros podem aparecer em intervalos de tempo longos. Se a Lua iluminar o céu, a visão será prejudicada. “Snif, snif! Lua, dá uma trégua!” As chuvas dos Eta Aquarídeos, em maio, e a dos Orionídeos, em outubro, ocorrem em virtude da passagem pelo rastro deixado pelo cometa Halley.

4- Planetas em oposição

planets-1-thumb

Quando um planeta está em oposição em relação ao Sol, não é porque eles estão brigando. Este é o melhor momento para observar o planeta daqui da Terra. Vamos ver a oposição de Marte, Júpiter e Saturno, que ficam visíveis, cada um no seu período de oposição, durante toda a noite.

Para observar um planeta em oposição, deve-se olhar, no começo da noite, na direção Leste, onde o Sol nasce. O ponto mais brilhante será o planeta. Marte fica em oposição no dia 8 de abril, e Saturno em 10 de maio. O período de oposição de Júpiter aconteceu no início desse ano, em 5 de janeiro.

5- Outros eventos astronômicos

Vocês achavam que terminou a lista de eventos? Nada disso! Tem mais! Confere aí:

telescopio2 e 3 de janeiro – Chuva de meteoros Quadrantids
22 e 23 de abril – Chuva de meteoros Lyrids
7 de junho – Conjunção da Lua e Marte
12 e 13 de agosto – Chuva de meteoros Perseidas
18 de agosto – Conjunção de Vênus e Júpiter
8 e 9 de outubro – Chuva de meteoros Dracónidas
5 e 6 de novembro – Chuva de meteoros Táuridas
17 e 18 de novembro – Chuva de meteoros Leónidas
22 e 23 de dezembro – Chuva de meteoros Ursídeos

Fonte: Veja Abril Ciência

Anúncios
Esse post foi publicado em - curiosidades, Astronomia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s